Sonia Moraes, de Resende (RJ)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou os testes com seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico, que foi apresentado hoje para a imprensa. Segundo a montadora, o modelo tem como base a experiência da empresa com a eletromobilidade, no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos destinados a transporte de cargas na América Latina.
Essa etapa preliminar envolve rodagens no campo de provas de seu centro mundial de pesquisas em Resende, no interior do Rio de Janeiro, além da circulação em cidades próximas. O modelo é urbano e a viagem inaugural com passageiros teve como itinerário rotas dentro da própria fábrica.
O protótipo do ônibus elétrico da Volkswagen conta com carroceria da Caio e configuração padron, dentro dos padrões da SPTrans (o piso pode ser alto ou baixo). Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira, especialmente para o mercado nacional, conta com 350 km de autonomia e 12 packs de bateria. A bateria, por sinal, representa 50% do custo total do ônibus elétrico, que fica em torno de R$ 2 milhões.
De acordo com a montadora, há vários empresários interessados no Volksbus elétrico, e que atualmente estão avaliando os custos da operação. Para viabilizar sua comercialização, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está em busca de parcerias com o poder público para subsidiar os custos e parceria com empresas como a Enel.