Sonia Moraes
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou hoje que vai ampliar o foco do Movimento a Voz Delas para público feminino com ações de engajamento pela causa de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus. “Não existe uma estatística oficial de quantas motoristas de ônibus têm no Brasil, mas já estamos em contato com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e com a Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres de Passageiros (Abrati) para tentar apurar quantas profissionais atuam no país”, disse Curt Axthelm, gerente sênior de marketing de produto e comunicação ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Vamos identificar as dores delas e as questões que elas têm para fazer um trabalho semelhante com o que foi o desenvolvimento do caminhão personalizado para a mulher. Vamos tentar ajudar para empoderar as mulheres que estão atrás dos volantes de ônibus”, destacou Axthelm.
A primeira ação, que será lançada em abril, visa acolher as mulheres que sofreram abuso no transporte coletivo. “Será uma campanha geral e esperamos atingir diversas mulheres que tenham passado por algum tipo de assédio”, explicou o gerente.
Outra ação da Mercedes-Benz será focada na saúde da mulher. “Esses dois projetos são os primeiros que vamos colocar embaixo do guarda-chuva de ônibus e devem ser lançados no primeiro semestre deste ano”, revelou Axthelm.
Neste primeiro momento, o movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros. “Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades”, informou o executivo. “Queremos conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho. Depois, o Movimento irá buscar soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros.”
Ebru Semizer, gerente sênior de marketing comunicação & inteligência de mercado caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, também reforçou a importância de que essa iniciativa da marca passe a abranger também as mulheres do setor de ônibus. “Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus”, comentou.
Para marcar a ampliação da atuação do movimento pela causa de igualdade de gênero, a Mercedes-Benz lança uma campanha chamada Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais –, que ressalta toda a jornada que o A Voz Delas percorreu junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte desde o início até agora. “Chegamos até aqui, mas a caminhada não para. Cada um com uma jornada diferente, mas que formam partes que se completam em busca do mesmo objetivo”, destacou a executiva.
Dia Internacional da Mulher-
Para celebrar o dia Internacional da Mulher, a Mercedes-Benz, por meio do Movimento a Voz Delas, promoveu um evento que reuniu 50 mulheres motoristas de caminhão em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O grupo conheceu as modernas linhas 4.0 de produção de caminhões e de chassis de ônibus, assistiram as palestras e compartilharam suas experiências profissionais.
A atração do encontro foi o Actros 2651 Estrela Delas, mais uma iniciativa desse movimento, que recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabine quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas numa pesquisa com caminhoneiras e cristais (esposas dos motoristas), realizada pela empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas. Além de conhecer cada detalhe do Actros Estrela Delas, as visitantes puderam registrar aquele momento com fotos junto a um tótem temático.
Durante o encontro, o Consórcio Mercedes-Benz apresentou detalhes de uma condição especial para mulheres do transporte que estará disponível durante todo o mês de março. Já o Banco Mercedes-Benz ofereceu um seguro específico para que as mulheres protejam seu patrimônio. Essas promoções estão sendo divulgadas nas redes sociais da Mercedes-Benz, do Banco e do Consórcio.
Conhecimento e dicas de saúde-
A parte da tarde foi reservada a palestras. Kathrin Pfeffer, vice-presidente de finanças & controlling da Mercedes-Benz para o Brasil e a América Latina, representou a presença da mulher no board da companhia. No Brasil desde 1998, a executiva defende que um ambiente composto por pessoas com diferentes bagagens e pensamentos plurais é estratégico para os negócios e benéfico para a sociedade. A empresa mantém um Comitê de Diversidade desde 2018 para promover um ambiente profissional cada vez mais inclusivo e Pfeffer tem sido uma das vozes mais atuantes desse posicionamento.
O Movimento A Voz Delas teve início em 2019, com uma reforma de banheiros em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Era o primeiro passo de uma longa jornada.
De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, ações de estrada pelo país em postos de combustível, engajamento de empresas do setor e também a transformação de sonhos em realidade, com a promoção “Na direção dos seus sonhos”, na qual 30 mulheres ganharam a troca de categoria das habilitações profissionais combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.
Neste ano, o Movimento estará ainda mais próximo das mulheres, com a Caravana do Actros Estrela Delas indo para as estradas, oferecendo conteúdo importante durante o ano e fazendo a diferença na transformação do setor do transporte.
“Evoluir sempre é uma forma natural de amplificar a voz delas para que sejam mais escutadas, valorizadas e reconhecidas. No futuro, pretendemos ampliar ainda mais nossa causa para sociedade por meio de iniciativas de parceria com órgãos governamentais e ONGs de ações sociais, para assim ganharmos mais interlocutores e endosso de formadores de opinião e sociedade em geral”, afirmou Semizer.