Para atender à crescente demanda nas viagens de final da temporada de verão, as viações paulistas associadas ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp) estimam contratar cerca de 1,5 mil novos profissionais neste período. O quadro de motoristas deve crescer em 10%, enquanto outras posições, como agentes de atendimento ao público e profissionais técnicos, especializados na vistoria e manutenção de veículos, devem totalizar um aumento de 5% nas contratações.
Com a alta dos preços das passagens aéreas, somada à flexibilização das restrições sanitárias por conta da covid-19 e ao início das férias de verão, as companhias associadas aos Setpesp estimam transportar mais de 12 milhões de pessoas neste verão 2022/2023.
Segundo Gentil Zanovello, presidente da entidade, a previsão é superar os números observados em 2019, período que antecede o início da pandemia no Brasil. “Isso representa um volume de viagens 40% maior, se comparado aos números apurados ao longo de 2022 e 8% acima do que o registrado no mesmo período de 2019”, informa.
Atualmente, as associadas já são responsáveis pela geração de mais de 21 mil empregos diretos nas diversas regiões do estado. “Vale ressaltar que 100% dos empregos gerados pelas viações ligadas à entidade são formais, regulamentados e em acordo com as leis trabalhistas vigentes. Essa é a grande vantagem de utilizar empresas que trabalham regularmente: além de seguirem todas as normas de segurança e manutenção previstas pela legislação que rege o setor, os motoristas dos ônibus de nossas companhias também são profissionais preparados, contratados de acordo com as exigências do setor e sob as leis trabalhistas, o que significa maior proteção para usuários e trabalhadores”, completa Zanovello.