BYD fornece ônibus elétricos articulados para a Espanha

A espanhola Moventis é um cliente novo para a BYD, e este é o primeiro pedido de ônibus elétricos articulados da marca na região ibérica

A BYD recebeu recentemente um pedido de quatro ônibus elétricos articulados de 18 metros do operador de transporte público Moventis, na Espanha. A Moventis fornece transporte intermunicipal de passageiros na área de Vallés Occidental, perto de Barcelona.

Os ônibus BYD articulados 100% elétricos encomendados estão previstos para entrega no final de 2022 em Sant Cugat de Vallès. Os veículos irão circular em dias úteis na província de Barcelona, ligando a estação Sant Joan com as zonas industriais vizinhas, para incentivar o uso de serviços de ônibus ecológicos.

O projeto está sendo financiado pelo Sistema Ferroviário Regional da Catalunha (FGC). Os ônibus elétricos articulados de 18 metros podem acomodar 110 passageiros e são alimentados pela nova geração da tecnologia de baterias de fosfáto-de-ferro-lítio BYD. A capacidade da bateria de 478 kWh proporciona uma autonomia de 300 km com uma única carga.

A BYD já entregou, ou tem sob encomenda, mais de 110 ônibus elétricos para operadores de transporte público em toda a Espanha, que combinados, completaram mais de 7,6 milhões de quilômetros rodados, reduzindo as emissões de CO2 em oito mil toneladas.

“Decidimos acrescentar ônibus elétricos articulados da BYD à nossa frota porque eles possuem um custo-beneficio excelente, assim como altos níveis de autonomia. Temos o prazer de iniciar este relacionamento com a BYD. Naturalmente, estamos confiando na dedicação da BYD para garantir que estes primeiros ônibus elétricos articulados no país funcionem de acordo com as expectativas”, disse Jordi Castells, COO da Moventis e gerente da Sarbus.

“Estamos muito contentes de receber o primeiro pedido da Moventis, que se destacou especialmente por ser a primeira demanda de ônibus elétricos articulados de 18 metros na região ibérica. Estes ônibus fornecerão serviços de transporte com emissão zero para a população local, em um movimentado ponto de acesso, o que desencadeará o processo de descarbonização da Península Ibérica. Este é mais um exemplo de como os produtos elétricos estão fazendo progressos significativos nos mercados europeus. A BYD está bem posicionada para fornecer os produtos certos para uma ampla gama de operações européias, levando nossas novas soluções energéticas aos clientes em toda a Europa”, comentou Joaquín Bellido, diretor de vendas de ônibus elétricos da BYD Iberia.

Veja também

Por