Iveco Bus amplia linha Crossway com versão híbrida

O novo Crossway Hybrid, compatível com combustíveis renováveis, chega ao mercado europeu em três comprimentos: 10, 8, 12 ou 13 metros, nas versões Pop e Line

A Iveco Bus apresenta a nova versão híbrida do ônibus intermunicipal Crossway, que é compatível com combustíveis renováveis XTL (X-To-Liquid),sendo equipada com um motor Cursor 9, em conformidade com a norma Euro 6 Step E. O modelo está disponível em três comprimentos: com 10,8, 12 ou 13 metros, nas versões Pop e Line. Os ônibus Crossway já têm mais de 65 mil unidades produzidas.

Giorgio Zino, head de operações comerciais Iveco Bus na Europa, afirma: A introdução da nossa tecnologia híbrida à linha Crossway permitirá aos operadores de transporte aproveitar uma grande redução em custos de energia e emissões de CO2 em comparação com os modelos de combustão interna. É uma alternativa concreta à disposição dos clientes. Com esta adição, fortalecemos ainda mais a capacidade da nossa marca de fornecer a mais ampla oferta sustentável do mercado, confirmando a nossa estratégia de impulsionar a transição energética com uma combinação de tecnologias e consolidando a nossa liderança como um dos principais players em mobilidade sustentável na Europa.”

Uma solução simples

A tecnologia híbrida oferecida pela Iveco Bus está disponível com a caixa de câmbio Voith DIWA NXT, combinada com um potente motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW. O motor funciona como um acionador de partida e gerador para recuperar a energia cinética acumulada durante as etapas de desaceleração e frenagem, tudo isso com uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no teto. O motor elétrico é compatível com o motor Cursor 9 durante as etapas de partida.

De acordo com o fabricante, com essas funções, o novo Crossway Hybrid economiza muito mais combustível do que sua versão não híbrida. Além disso, ao combinar combustíveis renováveis, essa nova solução híbrida reduz ainda mais as emissões de CO2. O modelo tem um novo design frontal que inclui os novos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) em conformidade com a próxima GSR (General Safety Regulation), com previsão de ser implementada em julho de 2024.

Várias opções de modelos

Com a adição do novo modelo à respectiva família de produtos para linhas intermunicipais, a marca oferece agora uma ampla escolha multienergética entre:

  • Crossway Pop e Line, 10,8, 12 e 13 metros, compatível com XTL, equipado com um motor Tector 7 ou Cursor 9, em conformidade com a norma Euro 6 Step E.
  • Crossway CNG Pop e Line, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um
    motor CNG Cursos 9 em conformidade com a norma Euro 6 Step E.
  • Crossway CNG Hybrid Pop e Line, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um motor CNG Cursor 9 em conformidade com a norma Euro 6 Step E.
  • Crossway B100 Pop e Line, 10,8, 12 e 13 metros, equipado com um motor Tector 7 em conformidade com a norma Euro 6 Step E.

O Crossway Hybrid, produzido na fábrica da Iveco Bus em Vysoké Myto, na República Tcheca, já pode ser encomendado. As primeiras unidades serão entregues na Espanha no próximo mês de julho.

Veja também

Por