Alex Nucci, diretor de vendas de soluções Scania operações comerciais Brasil: “O gás natural vem demonstrando ser uma excelente opção para apoiar as cidades no movimento de transição energética e os clientes vêm demonstrando bastante interesse por esta tecnologia”

Em fevereiro, a Scania iniciou um importante teste com ônibus a gás na cidade de Recife, e o desempenho do veículo no primeiro mês foi excelente, superando as expectativas, segundo Nucci

Por Sonia Moraes

Technibus – Qual a estimativa da Scania para o mercado de ônibus em 2024?

Alex Nucci Estamos muito otimistas e confiantes para 2024. O primeiro trimestre foi bem aquecido para a Scania por causa da queda na taxa de juros e da excelente performance da nossa linha Euro 6. O mercado também vem mostrando um forte movimento de retomada, com oportunidades para renovações e ampliações de frotas. No acumulado de janeiro a março, emplacamos 106 chassis, ante 59 unidades no mesmo período de 2023, com alta de 79,7%, enquanto o mercado caiu 34%. Projetamos crescimento, e nossa expectativa é retomar os volumes de vendas do período pré-pandemia.

Technibus – A Scania espera um crescimento consistente neste ano para o segmento de rodoviários?

Alex Nucci Os indicadores macroeconômicos estão mostrando que mais e mais passageiros estão usando as linhas rodoviárias. Estamos esperando um bom ano para os principais segmentos do transporte rodoviário de passageiros: interestadual, fretamento e turismo.

Technibus – Qual a projeção para o mercado de rodoviário?

Alex Nucci Mantemos a mesma projeção da Anfavea de que o mercado rodoviário cresça de 10% a 14% em 2024. Para a Scania, a projeção é crescer o volume de vendas muito em função da excelente performance da nossa linha Euro 6. Nos segmentos de entrada dos rodoviários, o fretamento, apostamos no modelo K 320 4×2, com motor de 9 litros, produto versátil e com nível superior de eficiência energética. Também vai bem no turismo de trajetos de pequenas e médias distâncias. No segmento 8×2 temos dois motores de 450 e 500cv, de 13 litros, com possibilidade de montar o K 450 8×2 e o K 500 8×2. São produtos ideais para quem busca colocar as carrocerias Double Decker.

O carro-chefe atual entre todo o portfólio é o K 410 6×2, que representa quase 50% das vendas totais da marca. É um veículo consolidado indicado para os segmentos de linha rodoviárias regulares e para o turismo de longa distância.

Technibus – Qual a previsão para o mercado de fretamento e urbano?

Alex Nucci Para o segmento de fretamento e urbano temos ótimas oportunidades, principalmente, de renovações de frotas. A pandemia aumentou a idade média de boa parte da frota circulante e os clientes têm aproveitado a excelente performance da linha Scania Euro 6 para apostar em renovações. Para o segmento urbano, estamos analisando como o mercado se comportará visto que existem outras opções em substituição ao diesel, como o gás natural e o biometano.

Technibus – A Scania já vê sinais de aquecimento no mercado de urbanos devido às eleições municipais?

Alex Nucci Percebemos boas movimentações no segmento urbano, mas não só relacionadas ao fato de termos eleições municipais em 2024. O setor urbano, na maior parte do Brasil, vem investindo em melhorias nos sistemas e tem sido protagonista no movimento de transição energética, visando um transporte mais eficiente e com menos emissões de CO2 e materiais particulados.

Technibus – Como estão as negociações no segmento de rodoviário e urbano?

Alex Nucci Estamos com uma robusta carteira de pedidos firmada no primeiro semestre, sendo a maior parte destinada ao segmento rodoviário. O mercado de urbanos tem trazido boas oportunidades, principalmente, com o modelo K 320 6×2*4 para 15 metros e já realizamos vendas importantes, que deverão iniciar as operações nos próximos meses.

Technibus – E a produção dos ônibus movidos a gás natural?

Alex Nucci A Scania segue acreditando no gás como uma importante fonte de energia sustentável. Para o mercado brasileiro, temos prospectado boas oportunidades em conjunto com os órgãos gestores e os operadores. Neste momento, nossa produção está atendendo outros mercados da América Latina.

Technibus – Quais países estão comprando ônibus urbanos a gás da Scania?

Alex Nucci A maior parte das vendas está concentrada na Colômbia.

Technibus – No Brasil, como estão os testes com o ônibus a gás?

Alex Nucci Em fevereiro, a Scania um importante teste com ônibus a gás na cidade de Recife. A performance do veículo no primeiro mês foi excelente e superou nossas expectativas. O gás natural vem demonstrando ser uma excelente opção para apoiar as cidades no movimento de transição energética, e os clientes vêm demonstrando bastante interesse por esta tecnologia.

Technibus – A Scania já tem encomendas de ônibus movidos a gás natural?

Alex Nucci Para o mercado brasileiro ainda não temos nova venda confirmada em 2024, mas há muitas oportunidades em andamento, tanto para o segmento urbano quanto para o rodoviário.

Technibus – Na fábrica de São Bernardo do Campo, como está o ritmo de produção de ônibus? Quais empresas estão comprando os modelos da marca?

Alex Nucci Temos um ritmo normal em nossa produção e os clientes que estão comprando nosso ônibus são das linhas rodoviárias regulares e de linhas urbanas.

Technibus – Para o mercado brasileiro, o maior volume é de ônibus rodoviários?

Alex Nucci Nosso maior volume de vendas ainda está concentrado no segmento rodoviário, porém nossos clientes têm apostado também nas soluções para o setor urbano. Seguiremos investindo no desenvolvimento do nosso portfólio de produtos, buscando atender com maior amplitude todas as gamas de aplicações e necessidades dos nossos clientes, tanto para aplicações rodoviárias como urbanas.

Technibus – Os ônibus elétricos continuam em testes no Brasil?

Alex Nucci Os ônibus elétricos já são uma realidade no Brasil e, em conjunto com os ônibus a gás e diesel Euro 6, nos ajudarão a dar um grande passo rumo a um sistema de transporte mais sustentável em nosso país. Em função das dificuldades com a infraestrutura de energia, temos observado oportunidades mais latentes no Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. Para regiões com menor estrutura e com abundância da atividade agrícola, acreditamos na escalada dos veículos a gás.

Technibus – A Scania já começou a produzir ônibus elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo?

Alex Nucci A Scania não estáproduzindo elétricos no Brasil. Para os veículos elétricos 100% Scania, não temos previsão de anunciar a fabricação no Brasil. Temos uma parceria de sucesso com a Caio, WEG e Eletra em uma espécie de modelo elétrico que está fazendo muito sucesso e estamos acompanhando este movimento. A Scania tem a linha elétrica disponível na Europa, mas para a introdução de uma tecnologia no mercado, precisamos levar em consideração três aspectos: a tecnologia do produto, a tecnologia do combustível e a distribuição desse combustível. No caso de veículos elétricos, é preciso uma rede de carregamento para todo o país e o aumento da oferta de eletricidade para atender a demanda de uma frota.

Technibus – Qual a expectativa de vendas de ônibus elétricos no Brasil?

Alex Nucci Neste primeiro momento, seguimos focados na comercialização de nossos elétricos que foram desenvolvidos em parceria com a Caio, WEG e Eletra, mas seguimos atentos as novas oportunidades que o mercado pode nos demandar.

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