Ronen Avraham, gerente-geral da Optibus para América Latina: “Por meio da aplicação de inteligência artificial e algoritmos avançados, é possível identificar e resolver pontos de gargalo na operação de transporte público”

“Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real, a inteligência artificial é capaz de identificar padrões e tendências, sugerindo novas soluções para atender às necessidades do setor”, complementa o executivo

Por Márcia Pinna Raspanti

Technibus – Como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar na gestão do transporte público no Brasil?

Ronen Avraham – Na Optibus, reconhecemos o poder transformador da Inteligência Artificial no setor de transporte público no Brasil. Nossa abordagem se concentra em desenvolver soluções tecnológicas avançadas para a programação e planejamento de operações de transporte público, antecipando necessidades dos operadores e também de órgãos gestores. Por meio da aplicação de inteligência artificial e algoritmos avançados, é possível identificar e resolver pontos de gargalo na operação de transporte público, seja em itinerários ou quadros de horários, ou no uso de recursos operacionais – como motoristas ou veículos -, propondo melhorias para a rede de transporte. Desta maneira, o uso de uma plataforma de IA vai além de uma otimização, assumindo um papel proativo na identificação de oportunidades de melhoria operacional e financeira. Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real, a inteligência artificial é capaz de identificar padrões e tendências, sugerindo novas soluções para atender às necessidades do setor. Acreditamos firmemente que, ao alavancar a IA de maneira estratégica e oferecer tecnologia de ponta acessível para a digitalização do setor do transporte, podemos impulsionar a sustentabilidade, a acessibilidade, a qualidade do transporte público e, por consequência, apoiar o aumento da demanda de passageiros em centenas de cidades do Brasil e demais países de toda a região.

Technibus – O uso da IA no transporte público já é utilizado em outros países? De que forma?

Ronen Avraham – Em nosso caso, a tecnologia de IA da Optibus já está presente em mais de cinco mil cidades do mundo, distribuídas em mais de 36 países. No Brasil, já são mais de 80 clientes, em 12 estados. Entre os nossos casos de sucesso pelo mundo, é possível destacar um exemplo de eficiência operacional e um outro caso de sucesso com uso de IA para veículos elétricos. Em Portugal, temos o caso da empresa Alvorada, que pertence um dos maiores operadores de transporte do país. Aplicando um gerenciamento mais eficiente de motoristas e de veículos, em apenas três meses de integração com a Optibus, a Viação Alvorada reduziu custos em mais de 600 mil euros, ao mesmo tempo em que conseguiu atingir total adequação aos critérios licitatórios, alcançou eficiência de 90% nos planejamentos de motoristas e veículos e reduziu em 95% o trabalho manual.

Um outro caso bastante interessante é o de veículos elétricos da RBU Santiago, que opera o sistema de transporte público da capital do Chile e está fazendo a transição de frota a diesel para a elétrica. Após um período de seis meses com a Optibus, a RBU Santiago já era capaz de operar com eficiência 25 ônibus elétricos. Eles também foram capazes de criar o cenário operacional para toda uma frota elétrica de 245 veículos elétricos que já estão operando. Além disso, também temos um segundo caso de estudo da RBU com os resultados positivos de melhoria de frequência e regularidade da operação, garantindo uma melhor satisfação dos passageiros.

Technibus – Que soluções baseadas em IA a Optibus disponibiliza no Brasil?

Ronen Avraham – Todas as nossas soluções no Brasil são com base em IA e em algoritmos matemáticos. Nossos produtos de Planning e Scheduling são usados por mais de 80 clientes e são soluções que podem atender frotas à diesel e de veículos elétricos. Temos uma funcionalidade que é muito interessante que alguns clientes estão usando que é o planejamento da rede de transporte feito a partir dos dados de demanda de passageiros (Demand Optimization). Também vale destacar um produto que estamos desenvolvendo e trazendo ao mercado brasileiro que é o OPS, uma ferramenta que revoluciona a operação de despacho e escala em tempo real, permitindo que substituições e ajustes de motoristas ou veículos sejam feitos facilmente em um só lugar. Além disso, outra novidade é o produto de Planejamento Estratégico, que capacita agências e operadores a planejar e adaptar seus serviços de forma mais eficaz, baseando-se nas necessidades identificadas e nos dados coletados, garantindo uma resposta ágil às mudanças de demanda e otimizando a alocação de recursos para uma operação mais eficiente e sustentável. Por fim, temos uma solução totalmente dedicada aos veículos elétricos que é o Smart Charging, que otimiza o carregamento e melhora a economia e qualidade das operações.


Technibus – Como a plataforma da Optibus vai atuar no sistema de transporte de Manaus? Quais os principais desafios na cidade?

Ronen Avraham – Em Manaus, os operadores de transporte do Consórcio do Sinetram, que são ao total sete empresas operadoras, optaram pela plataforma da Optibus para digitalizar totalmente as suas operações e elevar ainda mais a qualidade dos serviços de transporte público ofertado, com especial foco em uma melhoria da pontualidade e da frequência do transporte. Com a plataforma, as empresas terão uma visibilidade de toda a operação, poderão criar cenários e realizar otimizações de maneira rápida e veloz, além de usar da maneira mais eficiente recursos como veículos e motoristas.

Technibus – Porto Alegre já utiliza o produto da Optibus baseado em IA? Quais os principais resultados?

Ronen Avraham – A cidade de Porto Alegre possui 100% de sua frota planejada pela plataforma da Optibus. Todos os 11 operadores da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), a Carris e também a secretaria de mobilidade urbana da cidade de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), utilizam a plataforma da Optibus.

A plataforma tem desempenhado um papel crucial na melhoria da pontualidade dos ônibus, através do recurso On-Time Performance (OTP), e os operadores conseguem atender com mais eficiência todas as exigências da EPTC para a operação do transporte público na capital gaúcha. Além disso, tanto operadores como o órgão gestor agora desenvolveram um padrão de acompanhamento de indicadores que deixou o processo muito mais fluido, confiável, padronizado e simplificado entre as duas partes.

Technibus – E em Santiago, no Chile, como tem sido a atuação da Optibus?


Ronen Avraham – Em Santiago, nossa plataforma está presente em todo o sistema de transporte de uma das cidades referência em modernização e uso de tecnologia no transporte público. Por meio de nosso parceiro Sonda, a plataforma da Optibus faz todo o planejamento operacional da rede do Diretório de Transporte Público Metropolitano (DPTM), o órgão gestor do transporte de Santiago e região metropolitana. É uma uma operação bastante robusta, com sete mil ônibus e 950 milhões de viagens por ano, incluindo dois mil ônibus elétricos.

Technibus – Além da IA, quais as principais tendências em tecnologias para transporte público no Brasil?

Ronen Avraham – A evolução digital está redefinindo o cenário do transporte público no Brasil, impulsionando cada vez mais a necessidade de adotar abordagens mais sofisticadas e integradas para o enfrentamento dos vários desafios no setor, em especial desde 2020. Nesse contexto, vemos como crucial a integração eficiente de uma variedade de dados – linhas, rotas, motoristas, veículos, demanda dos passageiros, bilhetagem, GPS – é essencial para uma gestão operacional eficaz. Então, a grande tendência é uma operação cada vez mais interligada a dados, tecnológica e dinâmica, que não apenas permite uma tomada de decisão mais transparente e ágil, mas também possibilita ajustes rápidos e precisos nos serviços, sem perder o foco na eficiência operacional e financeira.E essa capacidade será cada vez mais em tempo real. Trata-se de uma abordagem que, além de garantir uma adaptação rápida às mudanças constantes e inesperadas de uma operação de uma rede de transporte, também prioriza a entrega de uma experiência de alta qualidade aos usuários. Ao mesmo tempo, o movimento em direção a uma frota de ônibus elétricos ou de emissão zero, uma meta estabelecida por muitas cidades visando a sustentabilidade ambiental, destaca ainda mais a importância da tecnologia em todas as suas frentes, não apenas a IA. E isso será cada vez mais necessário em todas as frentes do transporte elétrico, em termos de infraestrutura de recarga de veículos e baterias. Nesse sentido, investimentos significativos em ferramentas e soluções se tornam imprescindíveis para enfrentar esses desafios, garantindo a viabilidade e a eficácia das frotas elétricas e híbridas em nossas cidades.

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