Justiça suspende a inauguração do sistema de transporte aquático de São Paulo

A inauguração do projeto Aquático-SP, que havia sido anunciada para 27 de março, foi suspensa por uma medida de caráter liminar, a pedido do ministério público

Márcia Pinna Raspanti

A prefeitura de São Paulo suspendeu o início das operações do projeto Aquático-SP na represa Billings que havia sido anunciado para hoje, 27 de março, devido a uma decisão do Tribunal de Justiça, por recomendação do ministério público. A justiça entende que houve falhas no licenciamento e nos estudos de impacto ambiental (EIA). A prefeitura pode recorrer da decisão.

Em uma primeira fase, estava prevista uma operação assistida, já estruturada pela SPTrans. O Aquático-SP ligará o Cantinho do Céu, na região do Grajaú, até o parque Mar Paulista, em Pedreira, na zona sul da capital. Segundo a prefeitura, este trajeto só é realizado atualmente por meio do viário urbano e tem extensão de 17,5 quilômetros. Os passageiros que realizam o percurso precisam pegar duas linhas de ônibus e a viagem entre as duas regiões leva, em média, 1h20. Com o Aquático-SP, o percurso das embarcações pela represa Billings terá aproximadamente 5,6 km e o tempo de viagem será reduzido para 17 minutos, possibilitando também uma ligação mais rápida ao terminal Santo Amaro.

Para a prefeitura, com a utilização da Billings para transporte, a população irá se preocupara mais com a preservação da represa, que poderá ser usada também para o turismo.

Terminais-

Localizado na rua de mesmo nome, em Pedreira, o terminal hidroviário parque Mar Paulista está em obras e contará com área de espera, ar-condicionado, acessibilidade, bicicletários, plataforma flutuante de embarque e integração com o sistema municipal de transporte por ônibus. A rua Mar Paulista passa por recapeamento, além de receber novas calçadas, guias e sarjetas para facilitar a circulação de pedestres pelo local.

A SPTrans está construindo uma parada de ônibus específica para receber os coletivos da nova linha Terminal Pedreira – Terminal Santo Amaro. A nova linha terá intervalo de partida a cada 15 minutos e seu principal objetivo é a ligação entre o atracadouro e o terminal Santo Amaro, polo de interesse da região. A parada está localizada ao lado do acesso ao terminal hidroviário Parque Mar Paulista e já foi pavimentada. Atualmente está sendo feita a instalação dos pontos com abrigo para os passageiros, além da implantação do piso tátil.

Com o nome idêntico do parque no qual está instalado, no bairro do Cocaia, região do Grajaú, o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu tem a mesma infraestrutura para receber os passageiros do Aquático-SP  com ar-condicionado, acessibilidade, área de espera, integração com o sistema municipal de transporte, além de bicicletário. A partir do início da operação, será implantada uma linha circular no Cantinho do Céu, com ligação direta ao atracadouro, com intervalo de 12 minutos entre as partidas.

Embarcações

Com capacidade para 60 passageiros, as duas embarcações, pertencentes à operadora de transporte público Transwolff, que farão a operação assistida têm locais específicos para fixação de até duas cadeiras de rodas por viagem. São acessíveis e contam com ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitários. Todos os bancos contam com coletes salva-vidas e ainda há espaço para fixação de até seis bicicletas na parte externa. As embarcações também têm assentos preferenciais para pessoas obesas, assim como sanitário acessível, com sistema de tanque séptico e não dispensará dejetos na represa.

Veja também

Por