Prefeitura entrega trecho 2 do BRT de Salvador

Neste período inicial, a linha B4 vai funcionar de forma assistida, ou seja, em fase de monitoramento e ajustes para que a população vá aos poucos se adaptando à nova opção de transporte, informa a prefeitura

Foi inaugurado hoje (25/04) o trecho 2 do BRT de Salvador (BA), que liga o parque da Cidade à estação da Lapa, e completa todo o percurso previsto para o modal, que já alcançava também a rodoviária e a orla da Pituba. O trecho 2 vai beneficiar diretamente a população de 15 bairros, com 460 mil habitantes no seu entorno. O percurso tem 7 km, com oito novas estações.

Com o BRT completo, será possível agregar mais três linhas ao modal. A primeira a entrar em operação é a B4, entre a Estação Pituba e a Lapa, com viagens nos dois sentidos. Em breve, começam a rodar também as linhas B5, entre a rodoviária e a Lapa, e a B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla, por meio do BRS que está sendo implementado. Ao final desta fase piloto, o trajeto entre a rodoviária e a Lapa será feito em cerca de 16 minutos.

A B4, primeira linha a utilizar o novo trecho, já está disponível para a população. A operação inicialmente será de maneira assistida, ou seja, em fase de monitoramento e de ajustes. O funcionamento será das 9h às 15h, com intervalo médio de saída dos ônibus a cada 10 minutos. O trajeto circular será entre a Lapa e a Pituba, parando também para embarque e desembarque nas novas estações Cidade Jardim e Rio Vermelho.

Agora, o BRT alcança 22 km de vias exclusivas e 14 estações, beneficiando 18 bairros, fora o trecho compartilhado. A infraestrutura conta com ciclovias em todo o seu percurso e mais de 5 mil árvores foram plantadas no paisagismo ao redor. Além disso, foram instaladas mais de 1,3 mil luminárias em Led e 542 postes para reforçar a iluminação pública.

Hoje, 44 ônibus estão operando no sistema. Para este ano, o BRT terá o acréscimo de mais 58 veículos, incluindo modelos maiores, de 15 metros, e ônibus articulados, de 18 metros. Todos serão equipados com ar-condicionado e terão acessibilidade completa. Para a construção de todo o BRT, foram investidos R$795 milhões, sendo R$ 408 milhões oriundos de programas federais de financiamento, como o Pró-Transporte; R$ 130 milhões do Orçamento-Geral da União; e R$257 milhões de recursos próprios da prefeitura.

O BRT de Salvador completou um ano de operação em 30 de setembro do ano passado, quando alcançou a marca de dez milhões de passageiros transportados. O sistema é um dos pioneiros no país no uso de ônibus elétricos e inaugurou em 2023 o maior terminal público de recarga elétrica de veículos do Brasil. Além de um projeto de transporte, a iniciativa contempla ainda intervenções de macrodrenagem, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana.

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