Parecer do Corpo de Bombeiros paulista e norma da ABNT ajudam a reduzir riscos das baterias de veículos elétricos

O trabalho na ABNT, iniciado em outubro de 2023, vem sendo realizado em conjunto com vários corpos de bombeiros estaduais, com construtoras e montadoras

Alexandre Asquini

A produção de um parecer técnico pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, submetido, desde 5 de abril de 2024, a trinta dias de consulta pública, e a elaboração de uma norma pela Comissão de Estudos de Segurança Contra Incêndio, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), marcam os esforços em andamento no Brasil para enfrentar os riscos de incêndios com envolvimento de baterias instaladas em veículos e outros dispositivos elétricos.

Lastreado em dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o parecer técnico do Corpo de Bombeiros informa que a frota de veículos elétricos no país cresceu em progressão geométrica nos últimos anos, em especial no estado de São Paulo. E explica que, com isso, aumenta a probabilidade de os bombeiros precisarem ser acionados para atender casos de incêndios envolvendo baterias – um trabalho complexo.

O que caracteriza esse tipo incêndio é a presença de uma bateria com pelo menos uma de suas células entrando em processo de fuga térmica – um estágio irreversível de deterioração, que provocará grande liberação de energia térmica e a deflagração do fogo.

Especialistas do Corpo de Bombeiro e de outras organizações assinalam que os incêndios envolvendo baterias têm alta intensidade, exigindo consideráveis volumes de água e diferentes técnicas para serem extintos. São também ocorrências que ocasionam significativa dissipação de gases tóxicos e alta dissipação de calor, e apresentam grande possibilidade de reinício do incêndio (reignição) após o fogo ter sido aparentemente debelado.

A íntegra do parecer técnico pode ser vista aqui. As contribuições podem ser oferecidas exclusivamente por este endereço eletrônico: [email protected].

Norma em preparação –

Diretor-executivo da MValleTech, empresa especializada em lidar com emergências tecnológicas, e coordenador da Comissão de Estudos de Segurança Contra Incêndio, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Marcelo Valle explica que o Brasil se movimenta fortemente quanto à questão dos incêndios envolvendo baterias.

Ele informa que o trabalho na ABNT, iniciado em outubro de 2023, vem sendo realizado em conjunto com vários corpos de bombeiros estaduais, com construtoras e montadoras. “Dentro da ABNT, nosso principal trabalho no momento é criar uma norma para poder estabelecer um conjunto de regras sobre o que denominamos na comissão, por consenso, incêndios envolvendo baterias”.

Veja também

Por