A BlaBlaCar fechou o primeiro trimestre de 2022 com resultados positivos. Entre janeiro e março deste ano, a plataforma registrou crescimento de 39% no número de passageiros de caronas na comparação com o mesmo período de 2021: foram 1,8 milhão de viajantes. No que diz respeito aos assentos de caronas oferecidos, o total ficou em 4,2 milhões (27% a mais, considerando o mesmo recorte).
“A crise tem representado um desafio para todas as empresas, e desde o início de 2020 passamos por períodos de piora e melhora do cenário no Brasil, de acordo com os diferentes momentos da pandemia. Fatores como o avanço da vacinação, que aumentou a sensação de segurança das pessoas para viajar, e a escalada geral de preços no País recentemente, podem ser indicativos dos números positivos no primeiro trimestre”, afirma Frédéric Ollier, vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar.
Nos três primeiros meses de 2022, foram 250 mil novos membros mensalmente, em média, e a retomada se consolidou em março, quando a BlaBlaCar chegou a 11,6 milhões de usuários no Brasil. Na comparação com março de 2021, a plataforma transportou 76% a mais de passageiros. Houve, também, incremento expressivo (50%) no número de assentos de caronas oferecidos, considerando o mesmo comparativo.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, pré-crise, o crescimento no mesmo intervalo em 2022 é ainda mais evidente: 83% em assentos oferecidos e 73% em passageiros de caronas.
Algumas tendências observadas no começo da pandemia, como a preferência por viagens mais curtas, permanecem, mesmo em um cenário de maior segurança sanitária. A distância média dos deslocamentos com caronas no primeiro trimestre de 2022 foi de 159 quilômetros, enquanto o preço médio por assento fechou o período em 37 reais.
Outra alternativa para quem deseja economizar ao viajar é o marketplace de venda de passagens rodoviárias da BlaBlaCar. Lançado oficialmente em outubro de 2020, reforça o posicionamento da empresa como aliada na reinvenção digital das empresas de ônibus no Brasil. A novidade permite que o usuário reserve assentos em dois modais complementares, carro e ônibus, podendo escolher a opção que melhor o atenda.
Atualmente, são mais de 12 mil rotas atendidas por quase 140 viações. A expectativa é contar com 300 empresas parceiras até o fim deste ano.