Primeiro ônibus Biosafe do Brasil entra em circulação

O veículo da Viação Ouro e Prata, do Rio Grande do Sul, conta com poltronas individuais e sistemas de biossegurança desenvolvidos pela Marcopolo

A Viação Ouro e Prata, do Rio Grande do Sul, realizou a primeira viagem com um modelo da linha Marcopolo Biosafe. O veículo conta com uma nova plataforma de soluções em biossegurança, focada em oferecer inovação e tecnologia para trazer mais confiança aos passageiros ao viajar, principalmente em tempos de pandemia.

“A segurança do passageiro e a sua experiência, sempre foram a nossa prioridade. Em razão da pandemia, buscamos parceria com a Marcopolo para apresentar um ônibus que se diferencie em relação ao conforto, distanciamento dos passageiros e especialmente itens que contribuam para a redução ao máximo dos riscos de contaminação pelo coronavírus”, afirma Carlos Bernaud, diretor operacional da Viação Ouro e Prata.

O sistema Safe-Distance proporciona maior distanciamento das poltronas, com distribuição em linha, com três poltronas individuais, garante maior privacidade e segurança para os passageiros, de acordo com a empresa. Com propriedade de desinfecção, a luz UVC instalada no banheiro do novo ônibus Biosafe é uma radiação ultravioleta amplamente utilizada para esterilização na área da saúde. Após o uso, o processo de desinfecção acontece automaticamente.

A radiação UV-C também é emitida internamente no sistema de ar-condicionado do veículo, promovendo a desinfecção do ar e de superfícies, para garantir a inativação do material genético de vírus e células bacterianas. Devido à sua potência e ação antimicrobiana, a nova tecnologia também proporciona uma melhora significativa na qualidade da circulação do ar.

Cortinas-

O ônibus conta ainda com cortinas antimicrobianas entre cada poltrona, desenvolvidas para prevenir o contágio e impedindo a proliferação de micro-organismos. Seu material de base é o laminado de PVC flexível que facilita a higienização, e tem ação antimicrobiana devido à aditivação contida no material utilizado durante o processo de confecção. Além disso, é utilizado um método de soldagem nas exterminadas das cortinas, assim a propagação de gotículas pelos orifícios da costura é eliminada, segundo a Viação Ouro e Prata.

Para diminuir os toques nas superfícies, foram instalados sensores de movimento nas luzes individuais de cada poltrona.

“Rapidamente, e seguindo todos os protocolos de saúde, fomos a primeira empresa no Brasil a utilizar o método de sanitização por névoa, que utiliza nanotecnologia com produtos biocidas para garantir a desinfecção de todo ambiente interno dos nossos veículos por até tês dias. Além disso, nossa rotina de higienização, que já era rigorosa antes mesmo da pandemia, ganhou novos e mais rígidos protocolos antes de cada viagem acontecer”, declara a empresa.

Veja também