Ferrovia

A  ViaMobilidade e a ViaQuatro inauguram a Oficina de Revisão Geral de Truques, no pátio Presidente Altino, em Osasco.  O investimento total será de R$ 75 milhões até 2025. A oficina permitirá que a concessionária execute a revisão geral dos truques ferroviários. Composto por elementos de rolamento, suspensão, tração e frenagem, o truque é um dos responsáveis por garantir que as composições se movam pelos trilhos e parem com segurança.

No local, será possível realizar a manutenção dos cerca de 1,7 mil truques ferroviários de trens que operam nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A oficina será composta por equipamentos de última geração, empregando tecnologias nacionais e internacionais. Com isso, os truques poderão passar no próprio local por processos de limpeza, inspeção, reparos, troca de peças e ensaios de qualidade.

Antes da oficina de truques, a revisão geral contava com o apoio de parceiros. Com a inauguração, será possível trazer o processo para “dentro de casa”, o que assegura confiabilidade, rastreabilidade, garantia de qualidade dos processos e segurança operacional. Com isso, o resultado é a maior disponibilidade de trens na operação, proporcionando aos passageiros um atendimento mais seguro e eficiente.

Para atuar na oficina de truques, os colaboradores receberam capacitações específicas, com treinamentos com duração total de mais de duas mil horas. Além disso, a equipe vai passar por um período de operação assistida, com duração de 240 dias, junto aos times de engenharia da plataforma de mobilidade do Grupo CCR.

Alexandre Asquini

Lançado em 15 de junho de 2023, o Instituto de Qualidade Ferroviária (IQF) é uma instituição de certificação voltada para o setor ferroviário, com foco em qualidade nos trilhos, e que se propõe a promover boas práticas, compartilhar conhecimento e melhorar os padrões de qualidade. O 1º Encontro IQF foi realizado em São Paulo, na sede da Fiesp.

Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) e diretor do IQF, informou no encontro que o instituto foi criado para, entre outros objetivos, “atestar a conformidade de produtos e serviços ferroviários em consonância com as especificações e normas técnicas aplicáveis”.

A estruturação do IQF aconteceu a partir da ação inicial de um grupo de organizações de natureza empresarial, técnica, profissional e acadêmica, com forte presença setor: além da Abifer, o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Associação Latino-Americana de Ferrovias, Sede Brasil (ALAF), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Clube de Engenharia; COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF), de Minas Gerais. Outras organizações vêm apoiando a iniciativa.

A criação do IQF foi diretamente inspirada no êxito do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação dirigido pelo setor automotivo, que em 2025 completará 30 anos de atividades.

Em uma das sessões do 1º Encontro IQF, Alexandre Xavier, superintendente do IQA, fez uma exposição sobre os aspectos essenciais de sua organização, mostrando que ao longo do tempo ela conquistou resultados significativos: 2.030 empresas certificadas, 141.651 produtos certificados, 1.837 empresas participantes de treinamentos, 5.107 profissionais qualificados em treinamentos, e 3.468 profissionais qualificados em eventos.

Solenidade e seminário –

A sessão solene de abertura 1º Encontro IQF reuniu o professor e pesquisador do IPT, Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF; Massimo Giavina, vice-presidente do Simefre e diretor do IQF, e Vicente Abate.

O governo federal está acompanhando de perto o desenvolvimento do IQF. Participaram da sessão solene inaugural do evento representantes de três ministérios: Denis Eduardo Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana, do ministério das Cidades; Pamela Santos, gerente de projetos da secretaria nacional de Transportes Ferroviários, vinculada ao ministério dos Transportes, e Renan Thiago Alencar Moreira, assessor especial do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Além disso, o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin – que foi convidado e aceitou ser patrono do Instituto da Qualidade Ferroviária – enviou um vídeo com mensagem aos participantes do 1º Encontro IQF.

Em sua manifestação, Sérgio Inácio Ferreira destacou a importância da qualidade para o setor ferroviário, assinalando que se trata de um fator que favorece três aspectos do serviço: a percepção positiva por parte dos usuários; a eficiência e a produtividade, com resultados que podem ser quantificados, e a inovação, representada por ideias colocadas em prática com resultados efetivos. “Sem qualidade, a gente até pode não errar. Agora, com qualidade, nós podemos ir mais longe e com segurança. Acho que é nisso que temos que focar”.

Painéis –

Os dois primeiros painéis do encontro reuniram dirigentes e colaboradores do Instituto de Qualidade Ferroviária. Um dos painéis teve como centro a importância do instituto e ideias sobre como deverá ser o seu desenvolvimento. O outro painel tratou da a importância da qualidade nas atividades ferroviárias, buscando traçar tendências e perspectivas nesse campo.

No início da tarde, aconteceram dois outros painéis. Um deles, sobre Selo de Qualidade: Produtos e Serviços, trazendo exposições a respeito de metrologia e normatização para a qualidade, o contexto da normatização no desenvolvimento ferroviário, fundamentos da qualidade na área ferroviária e uma apresentação sobre o papel do Grupo Permanente de Auto Ajuda (GPPA), criado há 25 anos por técnicos de operadoras do setor de transporte de passageiros sobre trilhos.

O outro painel versou sobre projetos voltados à qualidade do no sistema metroferroviário, com apresentações sobre a segurança resguardada por ensaios de materiais de atrito para uso ferroviário, o sistema de monitoramento de ativos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, os desafios da gestão de projetos inovadores na MRS Logística, avaliação da qualidade de dormentes na via permanente, e desafios e oportunidades relativos ao papel da qualidade na eficiência das rodas rodoviárias.

Sérgio Vieira, presidente do IQF

Sérgio Ferreira, presidente do IQF (Foto: Airton Vignola/IQF)

Após a conclusão das obras na Linha 12-Safira da CPTM, o Expresso Aeroporto, que liga as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos volta a funcionar normalmente, a partir do dia 20 de julho.

Segundo da CPTM, as obras, iniciadas em 19 de junho, foram necessárias para reduzir o tempo de viagem dos passageiros. Até agora, os trens que seguiam pelas linhas 12-Safira e 13-Jade precisavam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntavam. Depois das intervenções, é possível realizar o trajeto com velocidade de cerca de 50 km por hora.

Edital –

A CPTM publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo um aviso de licitação para a contratação de obras para a operacionalização do Pátio Mauá Norte, na Linha 10-Turquesa.

Atualmente, o pátio, localizado entre as estações Mauá e Capuava, tem capacidade de estacionamento de seis trens que atendem a linha. Com as obras, o local terá capacidade de estacionamento e limpeza de 13 trens, mais a capacidade de estacionamento de dois trens entre a estação e o pátio.

Todo o projeto do Pátio Mauá Norte foi desenvolvido internamente pela própria CPTM, sem contratação de empresas terceirizadas. “Essa é uma tendência que continuará sendo aplicada, com o objetivo de buscar mais eficiência e economia. Se fossemos licitar este projeto e depois as obras, iríamos levar, no mínimo, 12 meses a mais para concluí-lo”, explica Pedro Moro, presidente da companhia.