CPTM investe em melhorias no sistema

CPTM finaliza obras que reduzirão tempo de viagem dos passageiros das Linhas 12-Safira e 13-Jade; e divulga edital intervenções na Linha 10-Turquesa

Após a conclusão das obras na Linha 12-Safira da CPTM, o Expresso Aeroporto, que liga as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos volta a funcionar normalmente, a partir do dia 20 de julho.

Segundo da CPTM, as obras, iniciadas em 19 de junho, foram necessárias para reduzir o tempo de viagem dos passageiros. Até agora, os trens que seguiam pelas linhas 12-Safira e 13-Jade precisavam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntavam. Depois das intervenções, é possível realizar o trajeto com velocidade de cerca de 50 km por hora.

Edital –

A CPTM publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo um aviso de licitação para a contratação de obras para a operacionalização do Pátio Mauá Norte, na Linha 10-Turquesa.

Atualmente, o pátio, localizado entre as estações Mauá e Capuava, tem capacidade de estacionamento de seis trens que atendem a linha. Com as obras, o local terá capacidade de estacionamento e limpeza de 13 trens, mais a capacidade de estacionamento de dois trens entre a estação e o pátio.

Todo o projeto do Pátio Mauá Norte foi desenvolvido internamente pela própria CPTM, sem contratação de empresas terceirizadas. “Essa é uma tendência que continuará sendo aplicada, com o objetivo de buscar mais eficiência e economia. Se fossemos licitar este projeto e depois as obras, iríamos levar, no mínimo, 12 meses a mais para concluí-lo”, explica Pedro Moro, presidente da companhia.

Por