Pular para o conteúdo

Prêmio Plínio Assmann reconhecerá as melhores práticas de mobilidade urbana

O prêmio foi instituído pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em homenagem ao engenheiro que comandou a implantação do primeiro metrô do país e foi o idealizador e fundador dessa entidade

Publicado em 20/03/2026 por Alexandre Asquini

O Prêmio homenageia o engenheiro Plínio Assman (Arquivo)
O Prêmio homenageia o engenheiro Plínio Assman (Arquivo)

Até 30 de abril, estarão abertas as inscrições para primeira edição do Prêmio Plínio Assmann, de caráter bienal, instituído pela da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para reconhecer as melhores práticas de mobilidade urbana.

Trata-se de uma ideia vinculada ao recentemente criado Portal de Boas Práticas em Mobilidade Urbana da ANTP, que constitui vitrine e catálogo de experiências inovadoras na mobilidade urbana, com foco em práticas replicáveis e bem-sucedidas.

A solenidade de premiação acontecerá na Lat.Bus 2026 – Feira Latino-Americana do Transporte, que ocorrerá de 11 a 13 de agosto de 2026, no São Paulo Expo, na capital paulista.

A iniciativa homenageia Plínio Assmann, engenheiro falecido em 2025, que comandou a implantação do Metrô de São Paulo entre 1971 e 1977. Também atuou como secretário de Transportes do Estado de São Paulo e em várias instituições estratégicas.

Sua visão e trabalho técnico ajudaram a moldar a mobilidade urbana no Brasil. Foi idealizador, fundador e primeiro presidente da ANTP, entidade criada com o propósito de reunir especialistas e disseminar os conhecimentos.

Categorias do prêmio

O Prêmio Plínio Assmann tem quatro categorias. Uma delas é Mobilidade Motorizada –  que compreende melhorias em transporte público, infraestrutura, segurança viária, tecnologias de controle, entre outros segmentos. Outra é Mobilidade Ativa – considerando deslocamentos sustentáveis para pedestres e ciclistas, com ênfase em ciclovias, segurança e acessibilidade.

Também há as categorias Cidades Humanas – com ações para melhorar o espaço urbano e a experiência das pessoas nas cidades, como conforto, segurança, equidade no uso do espaço público, e sustentabilidade, e Gestão Transformadora – que reconhece práticas de melhoria na governança e desempenho das organizações públicas, como transparência, diversidade e programas de capacitação. Haverá um Destaque Internacional, que reconhecerá para boas práticas de mobilidade urbana em outros países.

As inscrições são gratuitas e abertas para órgãos públicos, empresas e ONGs responsáveis pela implementação das práticas. O prêmio não é dirigido a indivíduos ou executivos, mas às organizações que realizam as iniciativas.

Difusão de referências

O presidente da ANTP, engenheiro Ailton Brasiliense Pires, comentou o fato de que uma das ideias do Prêmio Plínio Assmann é servir de vitrine para as experiências que estão aparecendo, sobretudo em cidades de médio porte.

“Um dos problemas que há no Brasil é a falta de referências. Quando a gente vai buscar referências, ou elas estão tão longe da nossa visão, da nossa competência e do meio ambiente, que a gente acaba nem considerando. A ideia do Prêmio Plínio Assmann é evidenciar que as referências podem estar na cidade do lado, ou uma cidade que se pode visitar em pouco tempo”.  Ele acrescenta que tais referências comprovam que muitas ideias são plenamente factíveis. “Se houver um projeto que trabalhe em escala adequada, alguns percentuais desejáveis de sucesso são conseguidos em pouco tempo”.

Acesse a página da ANTP para outras informações e inscrições

[https://antpboaspraticas.org/premio-plinio-assmann]


Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Publicações relacionadas