Ônibus elétricos superarticulados chegam ao BRT-ABC

Garagem da Next Mobilidade recebeu 20 unidades dos veículos que têm 21,5 metros e poderão rodar a baterias ou conectados à rede aérea elétrica

Marcia Pinna

Vinte unidades elétricos superarticulados a bateria que irão compor a frota do BRT-ABC já chegaram à garagem da Next Mobilidade, em São Bernardo do Campo, e devem iniciar os testes operacionais nos próximos dias. Ao todo, o sistema contará com 92 ônibus de grande port.

Os próximos lotes incluirão veículos com tecnologia E-Trol, que operam tanto com baterias quanto conectados à rede aérea elétrica, garantindo maior flexibilidade operacional. A rede aérea já começou a ser implantada. A previsão é que, no sentido São Bernardo do Campo–São Paulo, os veículos operem conectados à rede aérea, enquanto no trajeto São Paulo–ABC utilizem exclusivamente a autonomia das baterias.

Cada ônibus possui 21,5 metros de comprimento, e a demanda inicial estimada do BRT-ABC é de 173 mil passageiros por dia, com potencial de ampliação gradual até 600 mil usuários diários. O corredor BRT-ABC terá 17,5 km de extensão em cada sentido, ligando os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul à capital paulista, com integração aos terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona Sudeste de São Paulo.

Tecnologia –

Ao todo, serão 92 veículos com tecnologia 100% nacional de tração e eletrificação, com o sistema elétrico da Eletra. As baterias, motores e inversores são da WEG. O chassi, da Mercedes-Benz (modelo O500 UDA) e a carroceria é da Caio (modelo E-Millennium Superarticulado).

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também