O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um financiamento de US$ 248,3 milhões, equivalente a R$ 1,4 bilhão, para apoiar a eletrificação da frota de ônibus do município de São Paulo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da mobilidade urbana na maior cidade da América Latina e Caribe.
A capital paulista tem implementado um programa ambicioso de aquisição de ônibus elétricos, com 527 veículos já incorporados e meta de incorporar 2.200 carros movidos a energia limpa entre 2025 e 2028. O financiamento aprovado pela diretoria do BID, sob a modalidade de Empréstimo Baseado em Resultados, apoia esses esforços.
O programa beneficiará diretamente sete milhões de passageiros da cidade. Também serão beneficiados de maneira indireta pela melhora na qualidade do ar os 11,5 milhões de habitantes da cidade e os 21,5 milhões de moradores da região metropolitana.
O financiamento apoiará também melhorias na gestão do sistema de ônibus na cidade, a cargo da SPTrans. Projeta-se impacto positivo sobretudo para cidadãos de baixa renda e mulheres, maioria dos passageiros do transporte público paulistano.
“É parte central da estratégia de apoio do BID para o Brasil impulsionar iniciativas como esta, que permitam avançar em questões ambientais e sociais. Um transporte público mais eficiente, pontual e limpo é também um importante vetor de combate às desigualdades, e é uma honra apoiar a Prefeitura de São Paulo nessa pauta”, afirma Annette Killmer, chefe da Representação do BID no Brasil.
Atualmente, a cidade de São Paulo conta com um sistema de ônibus com mais de 12 mil veículos, mais de 1.300 linhas, 4.600 quilômetros de rotas, 31 terminais, 20 mil paradas e 400 milhões de litros de diesel consumidos ao ano, segundo a SPTrans.
O crédito do BID tem um prazo de amortização de 15 anos, carência de seis anos e juros baseados na taxa Sofr. A operação entra em vigor após a tramitação prevista na legislação brasileira e a assinatura do contrato.
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