Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services: “O mercado de ônibus acima das 16 toneladas terá volumes similares a 2024”

Na Volvo Financial Services, a participação do CDC neste ano deve permanecer em 55% e o Finame em 45%, segundo o executivo

Sonia Moraes

TECHNIBUS – Qual a expectativa da Volvo Financial Services para 2025?

Valter Viapiana – A nossa visão é de que o mercado brasileiro de ônibus acima das 16 toneladas (segmento em que atuamos) terá volumes similares a 2024, e os financiamentos devem acompanhar essa tendência.

TECHNIBUS – Como está o desempenho do banco neste ano?

Valter Viapiana – Temos crescido de forma sustentável, com aumento da carteira de 10% no último ano. Como banco de fábrica, vamos continuar apoiando os clientes para aquisição dos produtos da marca, oferecendo diversas alternativas financeiras.

TECHNIBUS – Com a taxa de juros elevada e com perspectiva de se manter em torno de 15% ao ano, o CDC poderá ter redução da demanda e o Finame se tornar uma linha mais atrativa, principalmente para os empresários de ônibus?

Valter Viapiana – Os custos de juros das linhas do CDC e do Finame são muito similares. A diferença é que o CDC apresenta custos de IOF. O Finame, para operações de BRT, tem a possibilidade de prazos maiores, de até 96 meses. De qualquer forma, o Banco Volvo oferece sempre soluções adequadas e estruturadas conforme as necessidades de cada cliente.

TECHNIBUS – Qual modalidade de financiamento está com maior procura para a compra de ônibus neste ano?

Valter Viapiana – O CDC e Finame estão praticamente dividindo a demanda atual.

TECHNIBUS – Que participação terá o CDC e do Finame nos financiamentos em 2025?

Valter Viapiana–Acreditamos que devem permanecer com a participação equivalente ao registrado no último ano, na casa de 55% para CDC e 45% para o Finame.

TECHNIBUS – Qual é o prazo máximo de financiamento oferecido pelo Banco Volvo?

Valter Viapiana – Temos várias alternativas de aquisição para atender diferentes demandas e perfis de clientes. Os prazos variam de 12 a 60 meses, mas para ônibus urbanos esses prazos podem ser alongados conforme análise de crédito.

TECHNIBUS – Como está o índice de inadimplência no início de 2025?

Valter Viapiana – A inadimplência tem se mantido em níveis estáveis. Mas, como já divulgado anteriormente, sempre é um ponto de atenção.

TECHNIBUS – O que a instituição prepara de atrativos para os clientes neste ano?

Valter Viapiana – Além de oferecer diferentes soluções de aquisição para cada tipo de necessidade e perfil de clientes, o Banco Volvo tem trabalhado com prazos maiores, com oferta de carências e planos de financiamento especiais para apoiar o setor. Mantemos sempre alternativas financeiras competitivas. Uma delas é o financiamento de até 100% dos ativos. Além do CDC e Finame, temos a Locadora Volvo e o Consórcio Volvo que são importantes produtos para o segmento de ônibus.

TECHNIBUS – Como está a participação do consórcio nos negócios do banco em 2025?

Valter Viapiana –O segmento de consórcio continua em ascensão. Em 2024 tivemos R$ 2,7 bilhões em novos créditos, num crescimento de 20% sobre o ano anterior. É uma excelente alternativa para quem precisa fazer planejamento futuro e tem muitas vantagens, a começar por prazos de até 100 meses para pagamento e o valor das parcelas é menor antes da contemplação do bem, o que facilita a gestão do fluxo de caixa dos negócios.

TECHNIBUS – Qual o perfil de clientes que compram ônibus por meio do consórcio?

Valter Viapiana –São muito poucas as empresas. As que optam pelo consórcio geralmente são de transporte rodoviário ou de turismo, de pequeno e médio porte.

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