De acordo com a prefeitura de Porto Alegre (RS), a expectativa é de que até junho deste ano comecem a rodar na cidade quatro ônibus elétricos com carroceria Caio eMillennium e tecnologia de tração elétrica da Eletra, nas linhas 178.1 Praia de Belas e Integradora. A entrega dos veículos deve ocorrer ainda em março, conforme confirmado pelo secretário de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior, que visitou a fábrica da Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), no início de março.
“Verificamos itens fundamentais para definir se cumprem os requisitos mínimos para ingressar na frota. Observamos acabamento, itens de segurança, bem como se estão no padrão dos demais carros que circulam na capital. Nosso foco é garantir uma experiência nova ao usuário do transporte, garantindo segurança, qualidade e conforto”, destaca Castro Júnior.
Os ônibus elétricos que circularão na capital do Rio Grande do Sul têm 12, 1 metros de comprimento, piso baixo, capacidade para 70 passageiros mais um cadeirante, USB, wi-fi, ar-condicionado e autonomia de 200 a 250 km. Castro Júnior conheceu na visita o modelo elétrico articulado, com 140 lugares e que, a exemplo dos dois ônibus que estão rodando desde o começo de fevereiro em Porto Alegre, será disponibilizado para testes na cidade.
Em circulação –
Os dois veículos que já circulam nas ruas da cidade mediante chamamento público continuarão operando até o dia 15 de março. Ao longo de 30 dias, foram realizadas 360 viagens e transportados 8.964 passageiros. A prefeitura de Porto Alegre informa que continuará testando veículos elétricos de fabricantes que queiram testar a sua tecnologia na capital.
Essas operações ocorrerão em paralelo ao projeto-piloto, que prevê a circulação de 12 ônibus elétricos na frota.