Dando sequência ao seu cronograma de demonstrações em diferentes cidades brasileiras, a Marcopolo iniciou na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, operações com o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria desenvolvidos pela marca. A ação é uma parceria entre a prefeitura de Ponta Grossa, Viação Campos Gerais (VCG) e fabricante, que permitirá aos usuários do transporte coletivo da cidade utilizar um ônibus com tecnologia limpa e renovável.
A Viação Campos Gerais, concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa, utilizará o modelo Attivi Integral durante o mês de aniversário dos 200 anos do município paranaense. “A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. Por intermédio dos esforços conjuntos da prefeitura, VCG, Marcopolo e a população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Para o diretor de relações institucionais da VCG, Rodrigo Venske, a iniciativa é parte de uma política de mobilidade que visa testar modelos que utilizam alternativas de energia limpa e ofereçam mais comodidade aos passageiros. “Além disso, um modelo como o Attivi representa modernidade, tecnologia e inovação para o sistema”, complementa.
“O Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional e o conhecimento da engenharia brasileira, sem deixar de lado a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade”, diz Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.
O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).