Emplacamentos de ônibus avançam 41,24% de janeiro a julho de 2023

Nos sete meses deste ano, foram emplacados 15.182 ônibus no mercado brasileiro, sendo 8.448 da Mercedes-Benz e 3.208 da Volkswagen Caminhões e Ônibus, segundo a Fenabrave

Sonia Moraes

As vendas de ônibus tiveram redução de 15,70% em julho, com 1.783 veículos emplacados no mercado brasileiro, ante as 2.115 unidades vendidas em junho deste ano. Mas no acumulado de janeiro a julho registrou crescimento de 41,24%, com 15.182 veículos comercializados no país, ante os 10.749 modelos vendidos nos sete meses de 2022, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Na avaliação da Fenabrave, a grande oscilação no mês não muda o cenário de recuperação no ano. “Por se tratar de um segmento de volumes mais baixos, pequenas diferenças, em unidades, aparecem como grandes saltos ou quedas percentuais. Enxergamos o mercado de ônibus em um processo contínuo de recuperação, tanto que ele está positivo no ano. Os programas governamentais de transporte público, como o Caminho da Escola, colaboram para a recuperação deste mercado e prometem colaborar para a retomada do segmento”, afirma José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.

No ranking entre as dez marcas mais vendidas de janeiro de julho no país, estão:

1º Mercedes-Benz, com 8.448 unidade e 55,64% de participação

2º Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 3.208 unidades e 21,13%

3º Marcopolo, com 2.141 unidades e 14,10%

4º Iveco, com 542 unidades e 3,57%

5º Volvo, com 526 unidades e 3,46%

6º Scania, com 178 unidades e 1,17%

7º Agrale, com 122 unidades e 0,80%

8º Caio Induscar, com dez unidades e 0,07%

9º Lvtong, com quatro unidades e 0,03%

10º Higer, com uma unidade e 0,01%

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