Mercado de ônibus segue rumo à retomada

Na comparação a junho de 2022, houve avanço de 22,18% nos emplacamentos de ônibus; e no semestre, o crescimento chegou a 45,83%

Em junho, o mercado automotivo em geral registrou alta de 10,3% sobre o mesmo mês de 2022, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) . No semestre, a alta foi de quase 14% nos emplacamentos de todos os segmentos automotivos somados, lembrando que, em 2022, o desempenho dos seis primeiros meses do ano foi impactado por fatores como a guerra na Europa e a falta de peças e componentes na indústria. 

“Todos os segmentos registraram alta no volume, com exceção de caminhões, categoria que teve de se ajustar à nova tecnologia de emissões (Euro 6) na primeira metade de 2023”, diz Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

O segmento de ônibus segue em um movimento de retomada dos emplacamentos, mesmo que partindo de uma base baixa e com um dia a menos em junho, que justifica a queda do mês. Em junho, houve retração de 5,45% nas vendas de ônibus em relação ao mês anterior. Na comparação a junho de 2022, houve avanço de 22,18%, e no acumulado do ano, o crescimento chegou a 45,83%.

As categorias de ônibus rodoviários estão sendo beneficiadas pelo turismo e Programa Caminho da Escola. E essa recuperação pode se intensificar, pois é esperada nova concorrência governamental para o programa federal”, diz Andreta Jr.

O único resultado que não se mostra ascendente, neste segmento, é para os ônibus urbanos, que vêm perdendo espaço para as motocicletas, como alternativa de transporte nas cidades, segundo a Fenabrave.

Veja também

Por