FNDE realiza a primeira audiência pública do programa Caminho da Escola em 2023

A abertura da sessão pública será realizada na sexta-feira, dia 19, às 9h30, para definir as especificações técnicas de ônibus urbanos e rurais e delimitar as regras finais do edital de licitação que vai registrar os preços dos novos veículos

Sonia Moraes

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao ministério da Educação, realizará na sexta-feira, dia 19, a primeira audiência pública de 2023 para definir as especificações técnicas de ônibus urbanos e rurais do programa Caminho da Escola, além de delimitar as regras finais do edital de licitação que vai registrar os preços dos novos veículos.  O comunicado está disponível no site do FNDE.

A abertura da sessão pública será às 9h30 e a finalidade do programa, segundo o FNDE, é atender estudantes da educação básica das redes públicas de ensino nos Estados, Distrito Federal e municípios.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) espera que em junho seja publicado o edital que definirá a data da licitação do programa Caminho da Escola. O FNDE não informa quantos veículos serão encomendados nesta primeira etapa do projeto, mas a Fabus estima que 11,4 mil ônibus escolares sejam adquiridos neste ano – em 2022 foram comprados sete mil veículos pelo governo federal.

“É um volume bom e deverá ativar o mercado de ônibus no segundo semestre, ajudando o setor a repetir em 2023 o mesmo volume de 2022”, disse Ruben Bisi, presidente da Fabus, destacando a importância desse programa, que tem 30% de representatividade no mercado de ônibus.

Se a licitação for confirmada, a expectativa da Fabus é de que a produção de ônibus escolares comece por volta de agosto ou setembro. “Teremos algumas entregas de veículos neste ano e em 2024”, destacou Bisi.

Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que se houver licitação dos escolares neste ano, o mercado de ônibus fechará 2023 com desempenho positivo. “Vamos ter um grande volume de veículos e metade ou 40% do total licitado poderá ser emplacado neste ano”, disse Barbosa.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, que é líder no fornecimento de ônibus ao Caminho da Escola, com 27 mil modelos Volksbus entregues em 15 anos do programa criado pelo FNDE, também aguarda com expectativa a nova licitação para a compra de ônibus escolares pelo governo federal. “Temos convicção de que haverá nova licitação no segundo semestre, mas as entregas ocorrerão somente no último trimestre deste ano”, disse Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Início do programa-

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, assegurar segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

Desde 2008, quando iniciou a produção dos veículos, até 2022 já foram disponibilizados 65.058 ônibus escolares. Este total inclui ônibus adquiridos com recursos do FNDE, com financiamento por meio do BNDES e recursos próprios dos estados e municípios, segundo a Fabus.

Somente em 2022, foram liberados 5.760 veículos escolares. O FNDE destaca em seu site que até 26 de abril deste ano foram entregues pelas montadoras 1.030 ônibus escolares. Deste total, 51,94%, que correspondem a 535 unidades, foram para o Nordeste, 212 (20%) para o Sudeste, 153 (14,85%) para o Sul, 69 (6,7%) para o Centro-Oeste e 61 (5,92%) para o Norte. O repasse para 37 municípios totalizou R$ 6.246.165,60.

Veja também

Por