Higer entregará 15 ônibus elétricos para Cascavel

Cidade do oeste do Paraná vai incorporar à sua frota 13 ônibus elétricos padron e dois articulados da fabricante chinesa que venceu o processo licitatório

A Higer Bus, representada no Brasil pela TEVX Motors, venceu sua primeira licitação do segmento no Brasil e fornecerá 15 veículos à cidade de Cascavel, sendo 13 padrons e dois articulados. “Estamos felizes com este resultado, que só vem comprovar a qualidade e a eficiência dos ônibus elétricos da Higer Bus. Dos 330 mil ônibus já produzidos pela marca, 50 mil são elétricos e só da linha Azure, lançada em 2019, há mais de sete mil unidades rodando pelo mundo. Números que comprovam que a cidade de Cascavel colocará à disposição dos seus habitantes um produto testado e aprovado”, afirma Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina.

Com 12,8 metros, o Azure A12 BR é o ônibus elétrico padron com zero emissões e autonomia de 270 km, tendo capacidade para 85 passageiros. Visando atender ao edital, a Higer ainda preparou uma configuração especial do modelo A12BR com duas portas do lado direito e três do esquerdo.

O Azure articulado (18BR) possui 18 metros, capacidade de 154 passageiros e autonomia de 270 km, tempo de recarga de quatro horas e baixo custo de manutenção. A linha Azure conta com piso total baixo (Low Floor) sem degraus e com rampa para cadeira de rodas, o que facilita a acessibilidade dos passageiros, além de um conjunto de suspensão que permite o “ajoelhamento” do veiculo para facilitar ainda mais embarques e desembarques.

Segundo a fabricante, os dois modelos serão entregues com assentos confortáveis e corredores largos, além de ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Além de freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria. Os ônibus da Higer contam inda com sua própria infraestrutura de carregamento rápido CCS2 ou DC, possibilitando uma carga completa em menos de quatro horas.

A frota de Cascavel irá se somar aos mais de sete mil ônibus da marca em operação, espalhadas por 138 países. Os veículos serão fabricados na linha de montagem exclusiva para o Brasil, dentro da fábrica da TEVX Higer. A previsão é que a partir de 2024 se inicie a fabricação dos ônibus já no Brasil, na futura fábrica da TEVX Higer em Pecém (CE) .

Veja também

Por