Sonia Moraes
A Mercedes-Benz do Brasil está ampliando a exportação de chassis de ônibus para a África. Após um período de 16 anos, a empresa retoma as negociações com Camarões, na África Central, e conclui a venda dois veículos do modelo O 500 RS 1836, com carroceria Comil Campione Invictus 1050, para a Fokou Nknintedem Tansport, negociação que contou com a cooperação da Tractafric, representante local da marca.
Os ônibus foram entregues para o cliente no final de 2022 e estão operando nas rotas rodoviárias de Camarões, percorrendo em média de 500 quilômetros por dia nas rodovias de todo o país. Os veículos foram exportados pelo porto de Santos (SP) já com a carroceria em uma operação realizada pela Mercedes-Benz em conjunto com seus parceiros de negócios.
“É com muita satisfação que seguimos, cada vez mais, expandindo os nossos negócios de ônibus em diversas regiões do mundo, como a África, atendendo às necessidades dos clientes de acordo com a realidade local”, afirma Rogério Sousa, gerente de vendas e pós-vendas para exportação de veículos, peças e serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Por meio da parceria com a Comil, estamos levando soluções para as demandas de novos clientes e recuperando antigos mercados em que já fizemos história. Seja em Camarões ou em qualquer outro país do continente, seguimos assegurando toda a qualidade, conforto e robustez que os produtos da nossa marca podem proporcionar”, acrescenta Sousa.
O gerente destaca que os chassis de ônibus da linha O 500 Mercedes-Benz têm grande representação para o segmento rodoviário, oferecendo alto padrão de conforto e segurança para os passageiros. Entre as tecnologias disponibilizadas, os veículos apresentam freio eletrônico EBS e sistema antiderrapagem ASR. Os ônibus também possuem câmbio automatizado e motores OM 457 LA com potência de 354 cv.
Oportunidades –
Desde o ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil vem ampliando as suas exportações de chassis de ônibus para o continente africano, por meio do alto engajamento das equipes locais. Apenas para a África do Sul, foram enviados mais de 150 veículos dos modelos OF 1726 e OF 1730 para o segmento de fretamento. Em 2022, a empresa conquistou novos mercados, como a Gâmbia, também com chassis OF 1730 para o transporte coletivo urbano.
“O continente africano tem se mostrado como um grande campo de oportunidades para vendas e negociações de novos chassis de ônibus da Mercedes-Benz. Com o trabalho incansável e focado nos clientes, somado à interação das equipes locais com a nossa fábrica, temos alcançado vários países da região, aumentando a nossa participação em suas frotas e evidenciando a sua preferência pelos produtos da nossa marca”, afirma Sousa. “Acreditamos que estar presente e entender a necessidade de cada operação é de extrema importância na satisfação e sucesso dos nossos clientes.”
O gerente destaca que os veículos Mercedes-Benz são reconhecidos pelos clientes como a melhor opção de compra, atendendo quesitos de qualidade, conforto e robustez. “A decisão de compra sempre é feita com base nesses fatores e, além disso, eles sabem que a operação com veículos Mercedes-Benz também traz grandes benefícios para o passageiro final.”
Sousa comenta que com o fim da pandemia as exportações de ônibus voltaram a crescer e ele acredita que o momento é positivo para vendas de ônibus. “Temos perspectiva de crescimento para as exportações em 2023, não somente em mercados em que temos um bom histórico de vendas, como a África do Sul, mas também em novos mercados e em outros países. Esperamos por números mais expressivos de exportação overseas para o segmento urbano.”
Para o continente africano a Mercedes-Benz já vendeu diversos modelos de ônibus, entre eles estão o LO 915; OF 1723, 1726 e 1730; OH 1526; O-500 RS 1836 e 1936; O-500 RSD 2436 e 2442; O-500 MA 2836; O-500 M 1726; O-500 U 1826. Sousa também vê oportunidade de ampliar as operações na África do Sul. Hoje os principais produtos da empresa são o chassi OF 1726 e o OF 1730.