BRT de Salvador recebe novos ônibus elétricos Eletra com chassis O 500 da Mercedes-Benz

e-Bus para 72 passageiros é um ônibus elétrico a baterias produzido pela Eletra, com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG

Oito e-Bus, ônibus totalmente elétrico a baterias da Eletra, já circulam nos corredores do sistema BRT de Salvador, todos montados sobre chassis O 500 U da Mercedes-Benz. Cinco e-Bus foram adquiridos para a Ótima Transportes (OT Trans) e três para a Plataforma Transportes.

Com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento, para 72 passageiros, o e-Bus recebe motor elétrico, inversor e bateria WEG. O veículo se destaca pela operação silenciosa e zero emissão de poluentes, como gás carbônico e material particulado. O veículo se caracteriza também pelo piso baixo, ar-condicionado e wi-fi.

“Nós somos parceiros em todos os 22 anos da Eletra, empresa que é referência em tecnologia de tração elétrica e que, desde o ano passado, passou a ser vizinha da nossa fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no bairro da Paulicéia”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O objetivo é desenvolver e oferecer linhas de produtos que se complementam. Assim, unimos forças para atender a todas as demandas do mercado e dos nossos clientes por ônibus elétricos”.

De acordo com o executivo, o atendimento aos gestores e aos operadores do transporte coletivo urbano de Salvador vai além dos novos e-Bus. “Os grupos Ótima e Plataforma adquiriram um total de 187 ônibus. Desse volume, 119 unidades são de modelos OF 1721 da Mercedes-Benz. Outras 50 unidades do chassi LO 916 e 18 unidades da família O 500 U”, informa Walter Barbosa. “Isso reafirma a destacada preferência dos produtos da nossa marca nas renovações e ampliações de frotas das grandes capitais do país”.

Vitória

O governo do Espírito Santo adquiriu quatro eBus Eletra para operação na Região Metropolitana de Vitória. Assim como em Salvador, os ônibus Eletra para a Grande Vitória são montados sobre chassis Mercedes-Benz O 500, com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento e motor elétrico, inversor e bateria WEG.

“Este é o início de uma grande jornada rumo à eletrificação do transporte público nas principais cidades brasileiras. Salvador e Vitória foram pioneiras. São capitais que compreenderam a importância dos veículos de zero emissão para a qualidade de vida de seus cidadãos. E veículos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional. A Eletra orgulha-se de escrever, com Mercedes-Benz e Caio, mais esse capítulo da história da eletromobilidade no Brasil”, afirma Milena Romano, presidente da Eletra.

“Temos importantes parceiros de negócios que tornam possível a concretização de grandes comercializações, agregando qualidade, tecnologia e segurança ao transporte de passageiros de grandes cidades brasileiras, como Salvador. Os Grupos Ótima e Plataforma agregaram em suas frotas o que há de mais tecnológico de nosso portfólio de produtos”, ressalta Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

Veja também