Sonia Moraes
A Volvo Buses vai iniciar ainda neste ano o processo de demonstração do ônibus elétrico BZL em várias cidades da América Latina. Este modelo, que foi apresentado no Brasil durante a Lat.Bus (Feira Latino-Americana do Transporte), já está em operação na versão de dois andares em Sydney, na Austrália, e em Londres.
“Vamos fazer a demonstração do BZL em países como Chile (Santiago) e Colômbia. Aqui no Brasil o ônibus será avaliado em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, cidades que têm maior potencial de implementação de veículos elétricos nos próximos anos”, informou André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, durante a coletiva de imprensa realizada em São Paulo. “O chassi BZL já está em processo de montagem nas encarroçadoras locais para entrar em operação.”
No Brasil, a expectativa de Marques, é de que o segmento rodoviário continue firme o processo de retomada em 2023. “A divisão de ônibus foi a mais impactada pela pandemia, e o processo de renovação de frota foi bastante limitado nos últimos anos”, destacou o presidente da Volvo Buses.
Segundo Marques, no segmento rodoviário, nos últimos dez anos, a Volvo vendia 1,8 mil unidades por ano e nos últimos três anos o volume caiu para o patamar entre 1,1 mil e 1,2 mil veículos. “A nossa expectativa é que, com as pré-compras que tivemos em 2022, o mercado mantenha o ritmo. Nossa meta é seguir ganhando participação de segmento.”