Parceria da USP com empresas do setor de energia para produção de hidrogênio renovável

Acordo da universidade com Shell Brasil, Raízen, Hytron e Senai prevê a construção de duas plantas dedicadas à produção de hidrogênio a partir do etanol e um posto de abastecimento veicular para os ônibus que circulam pela cidade universitária (SP)

A Universidade de São Paulo (USP), o Senai e as empresas Shell Brasil, Raízen e Hytron assinaram em 1º de setembro, um acordo de cooperação para a produção de hidrogênio renovável a partir do etanol.

A parceria tem como foco a construção de duas plantas dedicadas à tecnologia de produção de hidrogênio a partir do etanol, uma com capacidade para produzir 5 kg/h de hidrogênio e a outra, quase dez vezes maior, com capacidade de 44,5 kg/h.

O acordo também prevê a construção de uma estação de abastecimento veicular para os ônibus que circulam pela Cidade Universitária, em São Paulo. Com início da operação previsto para 2023, a estação será um dos primeiros postos a hidrogênio do mundo.

Os veículos deixarão de utilizar diesel e os tradicionais motores a combustão interna para começar a usar hidrogênio produzido a partir do etanol e motores equipados com células a combustível (fuell cell). A iniciativa surge como uma solução de baixo carbono para o transporte pesado, incluindo caminhões e ônibus.

O hidrogênio a partir de etanol será produzido de forma com o biocombustível fornecido pela Raízen e a tecnologia desenvolvida e fabricada pela Hytron, com suporte do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

Informações: Jornal da USP

Veja também

Por