Empresa Municipal de Transportes de Madri encomenda 90 ônibus elétricos à Irizar

Esta é a maior encomenda de ônibus elétricos feita à Irizar e-mobility e o maior licitação deste tipo de veículo realizado pela EMT de Madri

A Empresa Municipal de Transportes (EMT) de Madri prossegue com o objetivo de avançar na eletrificação da sua frota e encomenda 90 ônibus elétricos à e-mobilidade Irizar. Com este último pedido, o EMT de Madri terá 175 ônibus de emissão zero da marca em sua frota.

Estes veículos terão baterias de última geração com mais de 430 kWh, com motor central de 206 kW. Os ônibus podem ser carregados por pantógrafo invertido ou por carregamento lento em depósitos.

Segundo Carlos Sierra, diretor de serviços de transporte da empresa, “a EMT Madri está firmemente comprometida com a eletrificação da frota há anos. A Irizar e-mobility acompanha-nos neste processo de transformação tecnológica e numa estratégia que nos permitirá atingir 25% da frota elétrica até 2025”, comentou.

“Estamos muito gratos à EMT Madri por este novo pedido. Enche-nos de orgulho poder fazer parte deste grande projeto de mãos dadas com a empresa, referência na eletrificação do transporte público em todo o mundo”, acrescenta Txema Otero, diretor comercial de e-mobilidade da Irizar.

Para a licitação, a EMT Madri realizou testes individualizados para medir os requisitos de autonomia e eficiência, nos quais a Irizar e-mobility obteve resultados recordes, ultrapassando a marca de 350 km.

Os ônibus têm 12 metros de comprimento, duas portas, 28 lugares para passageiros, um lugar para o condutor e dois lugares para cadeiras de rodas. De acordo com Irizar, estes ônibus, além de proporcionarem os benefícios ambientais de zero emissões de CO² e baixos níveis de ruído, também se destacam pelo seu design, e o operador optou por incorporar algumas características estéticas da marca, como a substituição dos espelhos retrovisores por câmeras.

Veja também

Por