CPTM adotará tecnologia de planejamento de viagens e escalas da Goal Systems

O sistema fornecido pela Goal deverá planejar a alocação dos trens e a geração da escala de trabalho dos maquinistas

Após um processo de concorrência internacional, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinou contrato com a Goal Systems para implantação de solução tecnológica para aprimorar o planejamento das viagens dos trens e a gestão das escalas de maquinistas da companhia, com objetivo de obter maior eficiência da operação e beneficiar diretamente o passageiro.

O contrato, que terá prazo de vigência de 60 meses, tem como finalidade fornecer o sistema de otimização do planejamento, que será disponibilizado na modalidade SaaS (Software como Serviço, em nuvem). O sistema irá melhorar o planejamento dos trens, da grade de horários e aprimorar a alocação dos mais de 1.140 maquinistas às atividades de condução e demais serviços da rotina de trabalho. Além disso, as equipes de planejamento, que até então realizavam o trabalho de elaboração de gráficos e escalas de forma manual, agora poderão desenvolver suas atividades de forma mais rápida com a automatização de grande parte dessas funções.

De acordo com Goal Systems, com o contrato, a CPTM passará a integrar as principais atividades do planejamento operacional em apenas uma ferramenta. Agora será possível, em um mesmo produto, elaborar os gráficos de horários contendo a programação de viagens e alocar os maquinistas que irão realizar essas viagens. Além disso, durante a elaboração da escala será possível acrescentar outras atividades dos maquinistas, como férias, realização de exames periódicos, entre outras solicitações.

O prazo para implantação do sistema em operação assistida é de nove meses após a assinatura do contrato, visto que é necessário que alguns parâmetros sejam customizados e ajustados de acordo com a realidade da operação.

“Durante toda a sua história, a CPTM foi pioneira em diversos avanços no setor metro ferroviário, inovando sempre na busca de melhorias para a mobilidade em sua área de atuação. Visando manter esse histórico de modernizações contínuas, focando dessa vez em seus processos, para alcançar um novo padrão de qualidade foi contratado o Sistema Gerenciador de Planejamento de Viagens e Escalas, que entra como um grande facilitador da gestão operacional, à medida em que consegue otimizar o uso dos recursos humanos envolvidos diretamente na operação”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

De acordo com Romano Garcia, diretor comercial para a América Latina e diretor geral para o Brasil da Goal Systems, a união é parte importante da história da companhia no país. “O contrato com a CPTM reafirma a nossa capacidade técnica e experiência de 30 anos no mercado, com projetos de variadas dimensões e complexidade, além do nosso empenho em tornar o transporte mais adequado para os passageiros e facilitar os processos para as companhias de transporte.”, salienta o executivo.

Com 196 quilômetros de linhas e 57 estações operacionais, atualmente a CPTM atende 18 municípios na região metropolitana de São Paulo.

Veja também

Por