Segmento de pesados puxará vendas de pneus em 2022

Para as montadoras, as vendas atingirão 2,1 milhões de pneus e para reposição totalizarão 6,3 milhões de unidades, segundo a Anip

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) prevê recuperação do mercado de pneus em 2022, mas ressalta alguns pontos que podem alterar o resultado previsto, como a falta de semicondutores – que paralisa ou reduz produção de veículos das montadoras –, a alta na taxa de juros no país, a elevação no preço dos combustíveis, a inflação que atua diminuindo o poder de compra dos consumidores e até mesmo um novo isolamento social.

A retomada se dará principalmente pelo volume de vendas para o segmento de veículos pesados, que deve ser puxado pela próxima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), e por uma melhora nas vendas no segmento de veículos leves no mercado de equipamentos originais”, afirma Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip. “Em janeiro e fevereiro, o número do mercado de pneus mostrou que a nossa projeção para 2022 é de um ano sem muito crescimento em relação aos anos pré-pandemia.”

Para o mercado de veículos pesados (ônibus e caminhões), os números mostram um pico em 2022, com 2,1 milhões de pneus vendidos para montadoras em decorrência principalmente do Proconve, que em sua última fase ocorrida em 2011, chegou a bater 2,7 milhões de pneus vendidos – em 2021 foram 1,9 milhão de pneus. Neste caso, a importância dos semicondutores e a programação das montadoras se tornam ainda mais preponderante para a consolidação da demanda calculada pela Anip. Na reposição, 2022 também deve apresentar uma alta nas vendas, atingindo 6,3 milhões de unidades, ante os 6,1 milhões alcançados em 2021.

No segmento de automóveis o mercado de equipamentos originais deverá ter uma retomada mais lenta, totalizando 7,8 milhões de unidades, avanço de 4,5% sobre os 7,5 milhões de pneus vendidos em 2021. Esse resultado, segundo a Anip, dependerá principalmente da situação envolvendo os semicondutores. Para o mercado de reposição, a retomada pode ser mais rápida, alcançando 25,1 milhões de unidades, aumento de 13% em comparação com o ano de 2021, quando foram vendidos 22,2 milhões de pneus.

De acordo com análise da associação, o segmento de comerciais leves deverá ter aumento de 23,4% em relação a 2021 ultrapassando o pico histórico, com 3,7 milhões de unidades vendidas para as montadoras, a depender também da questão dos semicondutores e da logística internacional. Quanto ao mercado de reposição, os números também projetam uma alta próxima de 9% em 2022, chegando a 5,7 milhões de unidades vendidas no ano.

Para o mercado total, a Anip projeta a venda de 60,3 milhões de pneus em 2022, o que representará um crescimento de 6% sobre 2021, quando as vendas atingiram 56,7 milhões de unidades.

Veja também

Por