Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus na América Latina: “Se não fossem as dificuldades da cadeia de suprimentos e o conflito entre a Rússia e Ucrânia, o mercado de ônibus estaria voltando ao patamar de 2019”

Segundo Fetzner, a Iveco Bus está trabalhando para lançar outros veículos e entrar em segmentos em que a empresa ainda não atua

Technibus – Como a Iveco Bus avalia o mercado de ônibus em 2022?

Danilo Fetzner – Éum ano atípico para o mercado de ônibus, com a indústria começando a se movimentar para criar estoque de veículos com motor Euro 5 na tentativa de postergar o custo adicional que os modelos terão a partir de 2023, e a pandemia ainda influenciando nas decisões de compras de novos ônibus, especialmente dos empresários que atuam no transporte público urbano.

Technibus – Qual a expectativa da Iveco Bus para este ano?

Danilo Fetzner – Estamos alinhados com a Anfavea e a Fabus de que o mercado de ônibus crescerá 10% neste ano. Se não fossem as dificuldades da cadeia de suprimentos e o conflito entre a Rússia e Ucrânia, que agravou ainda mais a situação, o setor estaria voltando ao patamar de 2019.

Technibus – A mudança na legislação de emissões poderá aquecer o mercado de ônibus neste ano?

Danilo Fetzner – A movimentação positiva que se esperava na indústria com a mudança da norma de emissões de Euro 5 para Euro 6, empurrando para cima o mercado, não acontecerá devido ao cenário de instabilidade causado pela pandemia e a guerra.

Technibus – Há perspectiva de alguma reação do mercado neste ano?

Danilo Fetzner – Sim. O setor de fretamento, que se manteve ativo durante a pandemia, tem potencial para crescer com o retorno dos funcionários às fábricas e a necessidade de renovação das frotas. Há também a perspectiva de crescimento do mercado de escolar com a licitação do governo federal, e do turismo com o fim das restrições para as viagens.

Technibus – E o mercado de urbanos?

Danilo Fetzner – O transporte urbano foi muito impactado pela pandemia porque precisou manter as operações mesmo não tendo passageiros e deve demorar mais para reagir, porque as empresas estão com problemas financeiros. Mesmo assim, ainda esperamos reação deste setor por causa da mudança da legislação para Euro 6, que deve estimular a antecipação de investimento para conseguir redução de custo.

Technibus – Como estão as negociações?

Danilo Fetzner – Em março, houve avanço nas negociações de ônibus e esperamos uma movimentação importante do mercado nos próximos meses. 

Technibus – Como está o ritmo de produção na fábrica de Sete Lagoas (MG)?

Danilo Fetzner – A empresa está trabalhando em ritmo acelerado na fábrica de Sete Lagoas (MG) e já reforçou a equipe com a contratação de 820 funcionários. Não abrimos o terceiro turno por falta de capacidade da cadeia de fornecedores. 

Technibus – Quais são os planos da Iveco Bus?

Danilo Fetzner – O compromisso da empresa com o Brasil e a América Latina é gigante. Não enxergamos outro caminho para a Iveco que não seja o crescimento do portfólio. Já temos abrangência, conseguimos mais da metade do volume que o mercado precisa para suas aplicações, e agora estamos trabalhando para lançar outros veículos e entrar em segmentos em que a empresa não atua.

Technibus – Como estão definidas as estratégias da companhia?

Danilo Fetzner – Temos uma estratégia macro para toda a América Latina, baseada em três pilares. O primeiro é o lançamento de novos produtos – o portfólio atual da empresa, incluindo vans, atende 50% do mercado –, o segundo é o crescimento e a profissionalização da rede. Hoje, a Iveco tem 98 concessionárias no Brasil e a expectativa da empresa é ultrapassar os 100 pontos de atendimento no país até o fim deste ano. Na América Latina, deve chegar a 178 pontos de atendimento, hoje são 158 concessionárias. E o terceiro é o desenvolvimento de ferramentas de financiamentos junto ao Banco Iveco Capital, que faz parte do Banco CNH Industrial, pois sabemos que o negócio de ônibus se movimenta por meio de financiamentos e a empresa tem diversos modelos de sucesso no mercado e quer criar ferramentas específicas para o negócio ônibus.

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