Marcelo Barreto, diretor executivo da Buslog: “Aproveitamos uma grade de viagens que já existe para embutir mais um serviço, melhorando o aproveitamento das saídas diárias dos ônibus com o transporte de cargas”

A Buslog, empresa de transporte de encomendas do Grupo JCA, conta com mais de dois mil ônibus, com capacidade para transportar 60 mil toneladas por mês em um espaço dedicado a encomendas em seus bagageiros

Technibus Quais as expectativas de Buslog para 2022? O transporte de cargas deve continuar a crescer neste ano? 

Marcelo Barreto – A demanda do e-commerce, a chegada de novos empreendedores no mercado e a retomada das vendas de grandes comércios devem seguir impulsionando nossas operações ao longo de 2022. Nossa expectativa é positiva, e projetamos ampliar nossa capilaridade fortemente nas regiões sul e sudeste do país, criando de 20 a 30 novos pontos de coleta em cidades que hoje ainda não alcançamos, visando ampliar as possibilidades de entregas para os nossos clientes.

Ao longo da pandemia, nos preparamos com tecnologias de ponta que otimizam nossa performance e controle operacional. Consolidamos a Buslog como uma unidade de negócio que entrega resultados relevantes para o Grupo JCA, além de oferecer um modelo de serviço sustentável.  

Technibus – A Buslog é baseada em um modelo logístico com foco em sustentabilidade. Poderia detalhar esse modelo?  


Marcelo Barreto – O modelo de negócios da Buslog consiste em transportar mercadorias em um compartimento exclusivo dentro de ônibus rodoviários. Ou seja: aproveitamos uma grade de viagens que já existe para embutir mais um serviço, melhorando o aproveitamento das saídas diárias dos ônibus com o transporte de cargas. Um único veículo realiza dois serviços distintos, portanto, são menos carros na rua, menos trânsito e menos custo para os clientes que precisam realizar uma entrega. Seguindo essa estratégia, inclusive, as encomendas chegam muito rápido – no dia seguinte ao da postagem ou, em algumas localidades, em até 24 horas. Todos os lados são beneficiados.  
 

Technibus – A empresa apresentou na Intermodal South America 2022 uma nova tecnologia de rastreamento de itens ponto a ponto. Como funciona essa solução e quais os benefícios para o cliente? 


Marcelo Barreto
– A tecnologia de rastreio da Buslog permite que os clientes acompanhem via site o trajeto da encomenda em tempo real, desde o momento da coleta até a chegada no destino, além de fornecer todos os dados da pessoa que recebeu a entrega, proporcionando ainda mais controle e segurança na gestão do envio das mercadorias. Hoje temos uma média de 30 mil clientes cadastrados na plataforma, corporativos e pessoa física, e cerca de dez mil deles já têm acesso a esse novo sistema. No início de abril concluiremos a implementação em 100%. 
 

Technibus – A Buslog ampliou o número de lojas em 20% no ano passado. Como foi feita essa expansão?  

Marcelo Barreto – A expansão já fazia parte dos nossos planos. Aceleramos essa capilaridade para atender os pedidos constantes dos clientes, em especial os correntistas, que por confiarem no nosso trabalho, desejavam o aumento dos pontos de coleta para poderem atender o consumidor final utilizando o serviço da Buslog. Estamos atentos às reais necessidades dos nossos clientes, que vão de grandes comércios e empresas a microempreendedores.  

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