UITP conclui participação na COP 26

O que significa defender a mobilidade urbana sustentável no maior encontro global para determinar o futuro do planeta? – questiona a UITP

Representantes de todo o mundo se reuniram na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP26, de 31 de outubro a 14 de novembro, na Escócia, para tomar as decisões importantes na luta contínua contra as mudanças climáticas, e a UITP esteve presente. A entidade avalia que sua participação foi vital, pois o transporte público não está tão no topo da agenda dos tomadores de decisão como deveria.

A UITP defendeu a importância do transporte público em uma agenda tomada por reuniões, eventos, participações e entrevistas. “Junto com nossos membros, partes interessadas externas e parceiros, pressionamos para que o transporte público subisse ainda mais na pauta, transmitindo nossas mensagens durante a COP26, pessoalmente e por meio de nosso grande alcance digital”, informa a entidade.

Liderada pelo secretário geral Mohamed Mezghani, a delegação UITP apontou soluções para a crise em curso. De acordo com a UITP, há muito a ser dito sobre o importante papel do transporte público em proporcionar uma vida melhor na cidade. O transporte público é sobre pessoas e será um futuro focado nas pessoas que ajudará nosso planeta. Isso requer mais atenção dos tomadores de decisão.

“Como 70% das emissões de transporte ocorrem em áreas urbanas, é extremamente importante para a UITP, em nome do setor de transporte público global, mostrar como nossa indústria oferece muitas soluções para ajudar a mitigar as mudanças climáticas. Nosso tempo em Glasgow foi muito bem gasto, e aqueles em funções de tomada de decisão devem aumentar seu foco no transporte público. Continuo otimista de que podemos entregar essa mudança para proporcionar um futuro melhor para todos ”, afirma Mohamed Mezghani.

“Nossa programação ativa, defesa e divulgação foram ainda mais impressionantes devido às restrições necessárias da Covid-19, tornando a COP26 uma reunião climática única. Enquanto o mundo luta com o aumento das temperaturas, das emissões e da necessidade de lidar com as mudanças climáticas, a UITP sabe que nosso setor pode desempenhar um papel importante para o nosso futuro.

No momento, apenas cerca de 30% dos planos nacionais de ação climática incluem transporte público. O transporte público é uma grande solução para a crise climática – portanto, deve aparecer em todos eles. O acordo final alcançado envolve compromisso para alguns lados. Também não inclui foco suficiente na mobilidade ativa sustentável. A UITP deixa Glasgow cheia de otimismo em relação ao setor e com a determinação de continuar focando na ação climática com o transporte público”, declara a UITP.

Veja também

Por