Laura Arias Sarmiento, diretora de transformação da Veolia: “É preciso investir em mobilidade sustentável para alcançar a transformação ecológica que o mundo requer”

“O transporte coletivo do futuro terá que se adaptar às transformações urbanas, ser integrado às cidades inteligentes, ou seja, contar com uma infraestrutura sustentável e que diminua a pegada ambiental nos centros urbanos”, ressalta a executiva

Technibus – A senhora poderia fazer uma breve apresentação da Veolia e de seus principais projetos?

Laura Arias Sarmiento – A Veolia é a referência mundial em soluções de gestão de água, resíduos e energia para cidades e indústrias. Em 2020, o Grupo Veolia levou água potável para 95 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 62 milhões, produziu cerca de 43 milhões de megawatt/hora e valorizou 47 milhões de toneladas de resíduos. No Brasil há mais de 15 anos, a empresa conta com seis centros de gerenciamento de resíduos (CGR) – entre São Paulo e Santa Catarina – que, juntos, processam diariamente 11,7 mil toneladas de resíduos com o mais alto padrão de engenharia, compliance e tecnologia. Além disso, oferece à indústria dos mais variados setores – entre eles, alimentos e bebidas, metal e mineração, papel e celulose, farmacêutico – soluções como: tratamento de águas residuais, gestão completa do ciclo de água, gestão energética, fornecimento de utilities. O grupo francês possui uma trajetória de mais de 160 anos, tem mais de 179 mil colaboradores e atua em mais de 80 países dos cinco continentes.

Technibus – Quais as ações da Veolia para contribuir com a mobilidade sustentável?

Laura Arias Sarmiento – Renovar o transporte coletivo é urgente. É preciso investir em mobilidade sustentável para alcançar a transformação ecológica que o mundo requer. As cidades terão que redesenhar um novo transporte, e a Veolia pode ser a parceira para apoiar essa transformação, principalmente no desenvolvimento de soluções que agregam tecnologia com menos impacto ambiental. Na Veolia, já começamos a atuar neste segmento, por exemplo, produzimos combustível biometano e também realizamos a reciclagem de baterias de íons de lítio por meio de um processo hidrometalúrgico. Em parceria com a Vulcan para o fornecimento de lítio com baixo teor de carbono, a Veolia e a Solvay reciclam componentes de baterias em circuito fechado. Este acordo marca uma etapa na redução da pegada ambiental dos veículos elétricos e o objetivo de neutralidade de carbono do grupo na Europa até 2040. O transporte coletivo do futuro terá que se adaptar às transformações urbanas, ser integrado às cidades inteligentes, ou seja, contar com uma infraestrutura sustentável e que diminua a pegada ambiental nos centros urbanos. Como uma empresa de soluções ambientais integradas, a Veolia pode contribuir para desenvolver soluções e operar serviços que auxiliem na gestão de água, energia e resíduos das empresas do setor, possibilitando assim operações eficientes e sustentáveis.

Technibus – Como podemos começar a construir as chamadas “cidades inteligentes”? Como a Veolia encara esse desafio em países como o Brasil?

Laura Arias Sarmiento – As cidades inteligentes já estão sendo construídas através das novas tecnologias que utilizam a informação que é obtida a partir de sensores e medidores inteligentes distribuídos em pontos estratégicos do município. Diante dessas novas tecnologias, mede-se a qualidade da água e também as perdas de água na rede pública, além de acompanhar o desempenho energético dos serviços urbanos para aprimorá-los e preservar os recursos naturais. Outro ponto importante é a transformação de nossos aterros sanitários (centro de gerenciamento de resíduos) em parques tecnológicos ambientais, com o objetivo de reciclar mais, produzir “energia circular” e aterrar menos.

No Brasil, por exemplo, já iniciamos esse processo de transformação com a valorização do biogás, transformando o gás que é emitido durante a decomposição dos resíduos em energia elétrica. As três novas usinas termelétricas do país estão localizadas em Iperó (SP), São Paulo e Biguaçu (SC). Com 12.400 kW de potência acumulada, as três unidades geram calor e eletricidade renovável suficiente para cobrir o consumo de energia de aproximadamente 42 mil habitantes. Também contamos com o Hubgrade, uma plataforma de monitoramento e análise de dados que atende aos mais variados modelos de negócio, podendo ser integrada aos contratos de operação e manutenção ou como um produto de gestão e otimização operacional para projetos de eficiência energética, transformação e valorização de resíduos sólidos e gestão de efluentes. O Hubgrade permite à companhia ter uma enorme inteligência de dados e, assim, estabelecer comparações, tendências e estudar a viabilidade de soluções aplicadas com êxito em outras partes do mundo, como um benchmarking global. Por meio de milhões de sensores distribuídos pelo mundo, conseguimos captar informações importantes para transformar nossas cidades. Essa já é uma realidade em algumas cidades do mundo, como a França, onde existem mais de três milhões de sensores. Nossa meta é expandir essa expertise que temos para levar melhor qualidade de vida para um número cada vez maior de pessoas.

Technibus – Como a Veolia pode apoiar as cidades/municípios e indústrias a adotar práticas mais sustentáveis e contribuir para a economia circular em diferentes ramos de atuação?

Laura Arias Sarmiento – Ao aplicar um modelo de economia circular, as empresas podem ajudar a contribuir com a reposição dos recursos naturais da Terra e, ao mesmo tempo, extraem mais valor dos materiais e recursos existentes usados nas operações diárias. Como uma empresa de soluções ambientais, oferecemos a indústrias e municípios soluções inovadoras em reciclagem e valorização da água, resíduos e energia, para a produção de recursos secundários. Isso significa que criamos valor em todas as fases do ciclo de vida dos recursos, por exemplo, resíduos recicláveis são reutilizados e se transformam em um novo material; resíduos orgânicos podem ser transformados em biomassa e gerar energia para a fábrica manter sua linha de produção. A Veolia se compromete com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos por meio de serviços ambientais que renovam o mundo.

Technibus –  Hoje, o tema que mais tem se destacado é o ESG. Qual é a visão da Veolia em relação ao assunto?

Laura Arias Sarmiento – Olhar para as questões de sustentabilidade não é mais uma opção, é mandatório. Com os critérios de ESG permeando os negócios de maneira tão incisiva, as empresas, indústrias e governos precisam de parceiros cada vez mais capacitados com soluções de impacto para atingir suas metas e se fortalecer no mercado. A Veolia, com sua expertise global e seu tempo de atuação, pode colaborar com os clientes de maneira efetiva, oferecendo soluções customizadas, que se adequam totalmente às necessidades de cada nicho, além de equipes altamente treinadas.

Veja também

Por