Volvo Buses apresenta novo chassi elétrico na Europa

O novo chassi Volvo BZL Electric foi projetado para aplicações de um ou dois andares, com múltiplas opções para encarroçadores

A Volvo Buses expande a sua oferta em eletromobilidade com o lançamento do chassi elétrico Volvo BZL Electric. “Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade,” diz Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.

Segundo a companhia, a demanda global por soluções em eletromobilidade no transporte público está crescendo e a Volvo Buses espera um aumento ainda mais rápido nos próximos anos. “Com o novo Volvo BZL Electric, oferecemos uma plataforma global para transportes públicos limpos, silenciosos e com eficiência energética para atender à crescente demanda em mercados que já estão prontos para mudança para a eletromobilidade,” assegura Anna Westerberg.


O novo Volvo BZL Electric foi desenvolvido para ser mais de 90% reciclável. “Temos a perspectiva de todo o ciclo de vida de nossos produtos e assumimos a responsabilidade pelo impacto ambiental do início ao fim. Isto significa que garantimos que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais,” afirma a presidente da empresa.

O chassi elétrico foi projetado para aplicações de um ou dois andares, com múltiplas opções para encarroçadores. “O Volvo BZL Electric é baseado em soluções comprovadas e bem-sucedidas já implantadas na Europa. Todos os componentes do chassi e trem de força foram desenvolvidos e fabricados pela Volvo. Para assegurar as qualidades premium de nossos ônibus, estabelecemos parcerias com encarroçadores de todo o mundo,” diz Dan Pettersson, diretor da área internacional da Volvo Buses.

Ônibus elétricos são sempre parte de um sistema. Distância da rota, frequência, capacidade, recarga e regulamentações locais se traduzem em soluções diferentes. “Por experiência, sabemos que é necessário trabalhar bem próximos a nossos clientes e parceiros para customizar soluções em eletromobilidade específicas para cada cidade. Através de nossa rede mundial e equipes dedicadas, podemos assegurar a confiabilidade e eficiência de longo prazo em nossos produtos e serviços. Entregamos zero paradas não planejadas, afirma Petterson.

O Volvo BZL Electric conta com o Volvo APP Bus Connect, que disponibiliza recursos como a Gestão de Zonas Seguras (Zone Management) Volvo, o operador pode definir áreas de segurança em que a velocidade máxima do ônibus é limitada, próximo a escolas ou em terminais, por exemplo.

O Volvo BZL Electric traz um trem de força totalmente desenvolvido pela Volvo. O motor elétrico de 200 kW é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. Isto aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias. O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de nada menos do que 540hp.

O Volvo BZL Electric foi projetado para flexibilidade de recarga, tanto para carga de rápida de alta potência (OppCharge), como carga lenta (CCS) na garagem. A Volvo Buses também oferece um compromisso de energia utilizável, garantindo uma quantidade acordada de energia para a operação e eliminando preocupações dos clientes com as baterias.

Veja também

Por