Irizar fabrica ônibus de longa distância a gás natural liquefeito (GNL)

O Irizar i4 tem uma autonomia de até mil quilômetros em uso interurbano ou em percursos curtos, sendo indicado para transporte metropolitano e suburbano e transporte escolar, de empresas ou para fretamento

O Irizar i4 de classe II é o primeiro veículo da marca movido a gás natural liquefeito (GNL) para transporte metropolitano e suburbano e para o transporte escolar, de empresas ou para fretamento.

Este modelo incorpora dois depósitos cilíndricos de tipo criogênico (-162º C) situados longitudinalmente de ambos os lados do compartimento de bagagens central do veículo, que por sua vez se encontra completamente isolado da zona de passageiros. Os depósitos têm capacidade para 704 litros de gás e um peso de 830 quilos quando completamente cheios.

Por se tratar de um combustível alternativo, ecológico e econômico e de uma tecnologia disponível, o gás natural constitui um vetor de grande importância para a transição energética. Além da sua autonomia de até mil quilômetros, esta tecnologia permite reduzir as emissões de CO² em 25%, as de NOx em 85% e de partículas em 96%.

Além de proporcionar um maior rendimento térmico do que o diesel, os níveis de ruído se reduzem em 50%. No que se refere ao seu custo operacional (TCO), a economia pode chegar a 30%, dependendo da diferença entre o custo do gás natural e do diesel. O custo de manutenção é similar ao de um veículo a diesel convencional.

A gama de veículos GNL (biogás natural liquefeito) de Irizar inclui os modelos Irizar i4, Irizar i6S e Irizar i6. A partir de setembro, o modelo Irizar i4 estará também disponível com o novo chassis Scania NBG de 9l Euro6E e 340 hp. Durante o ano 2022, esta tecnologia alargar-se-á aos modelos Irizar i6 e Irizar i6S, para serviços suburbanos, de média e de longa distância, com um chassis de nova geração NBG de 13l e 410 hp, com comprimentos de 12 a 15 metros.

Existem duas opções de depósitos de biogás, a de tanque individual ou de dois tanques separados, para oferecer diferente autonomia e capacidade do compartimento das bagagens.

Em comparação com o gás natural comprimido (GNC), o gás natural liquefeito (GNL), ocupa menos volume (600 vezes menos), e possui uma densidade energética 1,4 vezes superior e um menor peso do sistema completo.

Com este novo desenvolvimento, Irizar continua a ampliar a sua oferta de soluções tecnológicas, que incluem ônibus elétricos zero emissões, ônibus a diesel, biogás, gás natural, HVO, híbridos, biodiesel e B100. O portfólio da empresa abrange modelos urbanos, suburbanos e de média e longa distância, para serviços regulares, fretados e premium.

Características do Irizar i4 


Na sua versão L, o modelo Irizar i4, de piso liso e corredor baixo para uma melhor acessibilidade, tem um comprimento de 12,2 metros, porta central dupla com PMR integrado do fabricante Masats e é fabricado sobre um chassis Scania 320 EB 4X2 E6D biogás GNL, com uma motorização de 9l e 320 hp. Dispõe de 49 lugares sentados, um lugar para passageiros de mobilidade reduzida e 13 passageiros em pé. Este modelo inclui também displays de indicação do destino, sistema CCTV de videovigilância e um monitor digital de controle de gás, que permite ao condutor verificar as incidências no sistema de gás e cumprir com todos os protocolos de segurança.

Veja também