Soul inova a experiência de pagamentos do transporte público

O projeto contempla a instalação de dispositivo para a liberação automática e em tempo real da catraca inteligente, câmera de compensação e liquidação financeira, faturamento online, plataforma para gestão de regras de utilização e pagamentos, tarifas flexíveis, perfis dos usuários, infraestrutura em nuvem e carteira digital

Fonte: NTU

A Soul (Sociedade de Ônibus União), de Alvorada, no Rio Grande do Sul, em parceria com a empresa X4Fare, uma fintech selecionada no Coletivo NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), irá modernizar o sistema de pagamentos.

O projeto prevê a instalação de dispositivo para a liberação automática e em tempo real da catraca inteligente, câmera de compensação e liquidação financeira, faturamento online, plataforma para gestão de regras de utilização e pagamentos, tarifas flexíveis, perfis dos usuários e relatórios, infraestrutura em nuvem (Cloud) e carteira digital com a marca personalizada da Soul.

Essa tecnologia explorará várias formas de pagamento como PIX, cartões de crédito e carteira digital, além de vale-transporte comum, idoso, estudante e especial.

“Precisamos trazer facilidades aos nossos clientes. E vimos que a X4Fare tinha o que precisávamos para proporcionar diferentes experiências de pagamentos, especialmente ao trazer o PIX e a carteira digital para pagamento direto na roleta. O mundo digital está aí, e precisamos aproveitar essas possibilidades para agregar ao nosso serviço”, destaca Augusto Dihl Ohlweiler, gestor de projetos da Soul.

O projeto piloto será ativado em fases. A iniciativa começa com um público selecionado pela companhia, aumentando a quantidade até a liberação total do sistema a população. Estima-se que as 20 linhas contempladas no projeto, impactem aproximadamente 1,2 mil passageiros por dia.

“A solução dará flexibilidade à Soul, com múltiplas formas de pagamentos para todos os tipos de carteiras, além de promover transparência e segurança ao processo. Utilizamos tecnologia de ponta, em nuvem, tempo real e escalável. Queremos encantar a Soul e expandir a solução para a totalidade dos seus 200 veículos”, afirma Diogo de Andrade Silva, head de produtos da X4Fare.

A Soul poderá receber os pagamentos por meio de sua carteira digital, ou de outras carteiras digitais do mercado, além explorar e monetizar com o conhecimento do comportamento dos passageiros.

Veja também

Por