Ônibus coletivo por aplicativo atenderá a rota entre Santo André e Diadema

O serviço de transporte coletivo sob demanda da nova linha da Metra, que liga cidades do ABC Paulista, poderá ser utilizada via aplicativo UBus

A partir do dia 5 de janeiro de 2021, terça-feira, estará disponível uma linha de transporte coletivo por demanda da Metra, em parceria com o aplicativo UBus, entre Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista. A rota começa no terminal Santo André Leste e segue até o terminal Diadema, em diversos horários de segunda a sexta-feira.

Os ônibus são todos novos, possuem assento marcado, horário pré-definido, wi-fi e acompanhamento da rota em tempo real. O valor da passagem será de R$ 7,50, podendo pagar via aplicativo (cartão de crédito ou cartão BOM). O usuário poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e IOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento.  

Basta fazer a solicitação para o endereço desejado e colocar o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, mostra as opções de marcação de assento, informa horário do embarque e fornece uma previsão do desembarque, valor da passagem. Ao entrar no ônibus o usuário valida a sua passagem com a leitura do QR Code (que fica disponível na entrada do veículo) por meio do aplicativo. Simultaneamente, os dados aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo.

O app já funciona em São Bernardo do Campo na operação da BR7 Mobilidade. Os veículos não são da UBus, a startup apenas faz a ponte entre empresas de transporte e passageiros. Para utilizar o sistema do UBus a operadora deve ter a concessão pública na área de transporte coletivo, bem como toda a documentação necessária para exercer a atividade. Os motoristas também passarão por treinamentos e reciclagem para manter o padrão de excelência no atendimento.

Como qualquer serviço de transporte coletivo, a empresa operadora será responsável pelos usuários, bem como manutenção de veículos e demais itens operacionais.

Veja também

Por