Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus BYD Brasil: “O grande lançamento da BYD para 2020 será o articulado de 22 metros”

Na opinião do executivo, este é um bom momento para que as empresas de transporte de passageiros por ônibus revejam seus custos operacionais para poderem buscar novas soluções tecnológicas, como a eletromobilidade, que podem ajudar a reduzir ainda mais os gastos

Technibus – Com a pandemia, o mercado de ônibus no Brasil sofreu forte queda. Como a BYD avalia o mercado no atual momento? A crise pode impactar positivamente o processo de eletrificação no país? Por quê?

Marcelllo Schneider – A pandemia impactou não apenas o setor de ônibus, mas toda a economia. O que avaliamos é que este é um bom momento para que as empresas, seja de transporte coletivo urbano ou de fretamento, revejam seus custos principalmente os custos operacionais, para poderem buscar novas soluções tecnológicas e que permitam ainda a redução de gastos. Na nossa visão, a eletromobilidade tem um processo interessante de financiamento do Capex (Capital Expenditure). Além disso, uma solução de leasing ou locação da bateria junto com a infraestrutura e a compra de uma energia mais barata com certeza irá fazer com que os empresários possam pensar em uma troca mais rápida para a eletromobilidade.

Technibus – Em São Paulo, por exemplo, a pandemia pode trazer atrasos na implementação das metas estabelecidas nos novos contratos?

Marcello Schneider – A Prefeitura e a SPTrans podem postergar o prazo que estava acordado, mas vale lembrar também que o próprio contrato e o edital diz isso: quem implementa o ônibus elétrico e o ônibus não poluente na cidade de São Paulo tem uma remuneração melhor. Então, independentemente da prefeitura mudar esse prazo ou não, o operador pode fazer essa implementação de forma antecipada e com isso e ser melhor remunerado por isso. A decisão final será sempre do operador.

Technibus – Quais as perspectivas da BYD para os próximos meses?

Marcello Schneider – As nossas perspectivas para os próximos meses são muito boas. Tivemos mais pedidos de ônibus, vamos entregar mais três ônibus para São Paulo, vamos entregar ônibus para empresas: a FADESP, a EDP, a CPFL. Temos um ônibus que prestará serviço para Vale no Espírito Santo. Enfim, as perspectivas são de crescimento. A partir do momento que apresentarmos o primeiro veículo montado, o articulado, tanto piso alto quanto piso baixo, que está previsto para o final desse ano, o mercado vai entender que a gente tem mais modelos pra oferecer e a BYD entra em outras áreas que até então a gente não atuava.

Technibus A empresa deve anunciar novidades ainda em 2020? Novos produtos?

Marcello Schneider – O grande lançamento da BYD para 2020 será o articulado de 22 metros, que nós vamos concretizar o encarroçamento até o final de outubro, para dar entrada no CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) para a homologação do produto. Com isso, a gente completa o portfólio de produtos tendo o D-7, o D-9, nas versões piso alto e piso baixo e fretamento e o articulado 22 metros, na versão piso alto e piso baixo.

Technibus – Quais produtos da BYD têm se destacado no mercado brasileiro?

Marcello Schneider – O produto que mais tem se destacado é o modelo “padron”. Digamos que é o ônibus mais usado, principalmente nos grandes centros em São Paulo. E também tem aumentado a demanda para o ônibus de fretamento, que usa a base do chassi do piso alto. Além disso, a gente tem uma perspectiva muito boa de acreditar no articulado de 22 metros, para atender não só corredores expressos de grandes cidades, mas para atender os corredores BRT.

Veja também

Por