Entrevista

Paulo Alencar Porto Lima, diretor executivo da Expresso Guanabara: “Estamos trabalhando em constante inovação, na busca de soluções que facilitem acesso dos consumidores aos nossos serviços e práticas que reduzam custos para sermos cada vez mais competitivos”

"O ano de 2021 foi um ano de ajuste e investimento em gestão interna. Em 2022, voltamos a investir fortemente em tecnologia e renovação de frota", avalia o executivo

Fabio F. Silva, gerente de vendas de vans, da Mercedes-Benz Cars & Vans: “Para 2023, acreditamos em um crescimento de mercado, em relação a 2022, na faixa entre 5% a 10%, isso baseado no potencial que o setor de passageiros tem ainda espaço para se recuperar do período da pandemia e também no mercado de e-commerce com os segmentos de chassi e furgão”

"No primeiro trimestre do próximo ano, teremos as novas linhas 417 e 517 com o motor OM654 que é ainda mais eficiente", adianta o executivo

Fabiano Bueno, gerente de vendas da Henkel na América do Sul: “Os adesivos desempenham várias funções na fabricação de ônibus, entre elas, criar processos mais rápidos, confiáveis e simplificados, visando a redução de peso total dos veículos”

"A Henkel tem investido em soluções com adesivos não inflamáveis, um grande diferencial de valor nos processos deste segmento", comenta Bueno

Luiz Peixoto, diretor executivo da Univale Transportes: “Nosso maior investimento é em veículos. No ano de 2021, investimos 42 milhões e nesse ano de 2022 serão R$ 58 milhões. Para 2023, estão programados aportes de R$ 38 milhões”

"Para 2023, a empresa vai continuar investindo em frota para atender nossos clientes de fretamento, buscar novas oportunidades, renovar a frota a serviço do transporte público na região metropolitana do ...

Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo: “Acreditamos que 2023 será um ano melhor do que 2021 e 2022, mas ainda não temos uma expectativa de volumes que o mercado poderá demandar”

A retomada mais forte e consistente da economia brasileira e os programas de renovação de frota, sobretudo em urbanos, poderão estimular o crescimento do setor, segundo o executivo

Deomar Assunção, CEO da Squad: “Esperamos dobrar de tamanho no próximo ano. Desde o início deste ano, já crescemos 60%. É um mercado muito promissor, que não existe neste modelo como uma solução completa”

"Damos uma verdadeira consultoria para os organizadores dos eventos, fazemos todo o planejamento logístico, além do transporte", comenta o executivo

Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão ELEM da ABB: “Os números são muito positivos e mostram um futuro bastante promissor para os veículos elétricos. O Brasil tem um mercado crescente para esses modelos”

"Os projetos de recarga de ônibus elétricos são especiais, pois envolvem grandes mudanças na garagem onde serão instalados os carregadores", comenta o executivo

Caio Silva, gerente sênior da linha de produto de sistemas de driveline para veículos comerciais da ZF América do Sul: “Os primeiros ônibus a receber a transmissão TraXon em todo o mundo são os modelos rodoviários O500 RS, RSD e RSDD da Mercedes-Benz do Brasil”

Além de falar sobre a produção da TraXon para o segmento de ônibus, o executivo comenta a evolução do mercado de elétricos no Brasil
Marcionílio Barbosa E1

Marcionílio Sobrinho, diretor técnico da Empresa 1: “As principais vantagens de se adicionar o PIX como forma de acesso ao crédito do transporte são o recebimento instantâneo dos valores pelo operador e a redução de custo operacional da venda”

"O avanço da digitalização e a descentralização das transações exige cada vez mais investimento em segurança", afirma o executivo

Paula Corrêa, CEO da Viação Águia Branca: “Já notamos um importante aquecimento no turismo neste ano, tendo o Rock in Rio como um parâmetro: foram 650 viagens extras apenas no eixo Rio de Janeiro x São Paulo”

"Atualmente, comemoramos a evolução do projeto Virada Digital, com os canais digitais representando cerca de 52% de participação nas vendas", conta a executiva