Entrevista

Ruben Bisi, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus): “Para 2023, estamos prevendo uma redução de 7% no mercado de ônibus porque as montadoras ainda não têm todos os chassis Euro 6 desenvolvidos”

Segundo Bisi, as montadoras estão trabalhando em ritmo intenso em fevereiro e março para recuperar a produção, e em maio a situação deve começar a se normalizar

Paulo Corso, diretor comercial da Busscar: “Vamos ter dificuldades no começo do ano, depois o mercado de ônibus vai deslanchar e o segundo semestre será melhor”

O diretor da Busscar acredita que o "grande ano" para o mercado de ônibus será 2024 porque os problemas de produção de chassis Euro 6 estarão resolvidos, e a expectativa ...

Gesner Oliveira, professor da FGV- SP: “A ideia não é defender uma regulação excessiva (para o transporte rodoviário de passageiros), pelo contrário. O que se deseja é que haja isonomia nas regras no setor, por meio de uma regulação minimalista e pró-concorrencial que valha igualmente para todos os players e que seja capaz de garantir um ambiente de mercado competitivo, seguro e sustentável”

A assimetria regulatória no transporte rodoviário de passageiros foi o tema de um estudo técnico produzido pela equipe da GO Associados e liderado pelo professor Oliveira, com apoio da Abrati

Estefano Boiko Junior, vice-presidente da Viação Garcia-Brasil Sul: “Em pouco tempo não bastará vender o bilhete de passagem, mas será imprescindível oferecer a experiência. Para a Viação Garcia, inovar já não é mais uma tendência, mas uma necessidade. O cruzamento da experiência virtual com o mundo real – o chamado ‘pós-digital’ – está aí, mais próximo do que muitos imaginam”

"O objetivo da nossa loja no metaverso é vender experiência ao cliente, tanto na etapa decisória da compra da passagem como também ao oferecer a oportunidade de ingressar na loja ...

Paulo Alencar Porto Lima, diretor executivo da Expresso Guanabara: “Estamos trabalhando em constante inovação, na busca de soluções que facilitem acesso dos consumidores aos nossos serviços e práticas que reduzam custos para sermos cada vez mais competitivos”

"O ano de 2021 foi um ano de ajuste e investimento em gestão interna. Em 2022, voltamos a investir fortemente em tecnologia e renovação de frota", avalia o executivo

Fabio F. Silva, gerente de vendas de vans, da Mercedes-Benz Cars & Vans: “Para 2023, acreditamos em um crescimento de mercado, em relação a 2022, na faixa entre 5% a 10%, isso baseado no potencial que o setor de passageiros tem ainda espaço para se recuperar do período da pandemia e também no mercado de e-commerce com os segmentos de chassi e furgão”

"No primeiro trimestre do próximo ano, teremos as novas linhas 417 e 517 com o motor OM654 que é ainda mais eficiente", adianta o executivo

Fabiano Bueno, gerente de vendas da Henkel na América do Sul: “Os adesivos desempenham várias funções na fabricação de ônibus, entre elas, criar processos mais rápidos, confiáveis e simplificados, visando a redução de peso total dos veículos”

"A Henkel tem investido em soluções com adesivos não inflamáveis, um grande diferencial de valor nos processos deste segmento", comenta Bueno

Luiz Peixoto, diretor executivo da Univale Transportes: “Nosso maior investimento é em veículos. No ano de 2021, investimos 42 milhões e nesse ano de 2022 serão R$ 58 milhões. Para 2023, estão programados aportes de R$ 38 milhões”

"Para 2023, a empresa vai continuar investindo em frota para atender nossos clientes de fretamento, buscar novas oportunidades, renovar a frota a serviço do transporte público na região metropolitana do ...

Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo: “Acreditamos que 2023 será um ano melhor do que 2021 e 2022, mas ainda não temos uma expectativa de volumes que o mercado poderá demandar”

A retomada mais forte e consistente da economia brasileira e os programas de renovação de frota, sobretudo em urbanos, poderão estimular o crescimento do setor, segundo o executivo

Deomar Assunção, CEO da Squad: “Esperamos dobrar de tamanho no próximo ano. Desde o início deste ano, já crescemos 60%. É um mercado muito promissor, que não existe neste modelo como uma solução completa”

"Damos uma verdadeira consultoria para os organizadores dos eventos, fazemos todo o planejamento logístico, além do transporte", comenta o executivo