Entrevista

Daniel Takatohi, diretor de negócios e marketing da Autopass: “Em levantamento que realizamos no ano passado, constatamos que a compra de bilhetes digitais QR Code no WhatsApp já é a terceira maior forma de venda no Metrô-SP e na CPTM. Além de vender bilhetes, o aplicativo também é um importante canal de atendimento ao cliente TOP”

O executivo aborda os impactos do uso do popular aplicativo de mensagens no transporte coletivo e especificamente dentro da plataforma TOP, que atende a região metropolitana de São Paulo. Associado ...

Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE): “Acredito que São Paulo tem ‘puxado’ o processo de descarbonização do transporte público, e muitas cidades estão seguindo a mesma linha. A tendência é que isso seja ampliado para todo o país”

O diretor de relações institucionais e governamentais da GWM Brasil assume a presidência da ABVE., substituindo Adalberto Maluf, que renunciou para assumir o cargo de secretário nacional de meio ambiente ...

O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), do Brasil, Aílton Brasiliense Pires, mostra como o congresso da entidade – Arena ANTP 2023 –, que acontecerá em outubro próximo, marcará a retomada dos debates técnico e sobre políticas públicas referentes à mobilidade urbana no país

Aílton Brasiliense Pires, explica nesta entrevista para o Mobilitas como está sendo estruturado o conjunto temático de debates da Arena ANTP 2023, que corresponde à 23ª edição dos congressos da ...

Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania operações comerciais Brasil: “Agora o mercado de ônibus está acelerado e buscando os modelos Euro 6, que trazem economia de combustível e muitos benefícios para os clientes”

A Scania está otimista para o segmento de rodoviários este ano. Tem boa carteira de clientes e compras de grandes empresas rodoviárias

Tiago Zanette, diretor comercial da Comil: “Para 2023, as tendências mostram um primeiro semestre mais retraído para novos pedidos, por causa da lei emissão de poluentes (Euro 6), em vigor desde janeiro, e das expectativas em relação à política econômica do novo governo para esse início de ano”

A meta da empresa é manter neste ano o mesmo volume de ônibus exportado em 2022, que totalizou 229 unidades, sendo 212 modelos rodoviários, 14 urbanos e três micro-ônibus – ...

Danilo Franzin Paulo, gerente de inovações tecnológicas da Socicam: “O CORE é uma evolução dos tradicionais centros de controles operacionais, muito comuns em operações de missão crítica que requerem monitoramento e controle dos equipamentos a serem assistidos de maneira ininterrupta”

Combinando tecnologias avançadas, o laboratório de inovação da Socicam desenvolveu o CORE, que pode ser definido como um núcleo de inteligência integrada de diversos terminais e equipamentos de embarque e ...

Ruben Bisi, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus): “Para 2023, estamos prevendo uma redução de 7% no mercado de ônibus porque as montadoras ainda não têm todos os chassis Euro 6 desenvolvidos”

Segundo Bisi, as montadoras estão trabalhando em ritmo intenso em fevereiro e março para recuperar a produção, e em maio a situação deve começar a se normalizar

Paulo Corso, diretor comercial da Busscar: “Vamos ter dificuldades no começo do ano, depois o mercado de ônibus vai deslanchar e o segundo semestre será melhor”

O diretor da Busscar acredita que o "grande ano" para o mercado de ônibus será 2024 porque os problemas de produção de chassis Euro 6 estarão resolvidos, e a expectativa ...

Gesner Oliveira, professor da FGV- SP: “A ideia não é defender uma regulação excessiva (para o transporte rodoviário de passageiros), pelo contrário. O que se deseja é que haja isonomia nas regras no setor, por meio de uma regulação minimalista e pró-concorrencial que valha igualmente para todos os players e que seja capaz de garantir um ambiente de mercado competitivo, seguro e sustentável”

A assimetria regulatória no transporte rodoviário de passageiros foi o tema de um estudo técnico produzido pela equipe da GO Associados e liderado pelo professor Oliveira, com apoio da Abrati

Estefano Boiko Junior, vice-presidente da Viação Garcia-Brasil Sul: “Em pouco tempo não bastará vender o bilhete de passagem, mas será imprescindível oferecer a experiência. Para a Viação Garcia, inovar já não é mais uma tendência, mas uma necessidade. O cruzamento da experiência virtual com o mundo real – o chamado ‘pós-digital’ – está aí, mais próximo do que muitos imaginam”

"O objetivo da nossa loja no metaverso é vender experiência ao cliente, tanto na etapa decisória da compra da passagem como também ao oferecer a oportunidade de ingressar na loja ...