Pular para o conteúdo

Os dois lados da janela do transporte rodoviário

O Podcast do Transporte coloca ANTT e empresários frente a frente sobre os novos mercados interestaduais. Traz ainda os desdobramentos da operação contra o crime organizado no transporte e os números do índice de preços da ClickBus

Publicado em 23/09/2026 por Redação

Divulgação/Arquivo
Divulgação/Arquivo

Juliano Samor, superintendente da ANTT, afirma que liberar novos mercados é prioridade e que os obstáculos anteriores foram superados. Para ele, ações judiciais fazem parte do processo regulatório. A agência promete acompanhar as operações e punir desvios. Já Francisco Mazon, do Setpesp e da Viação Santa Cruz, apoia a abertura dos mercados, mas alerta para o risco de entrantes sem estrutura prejudicarem linhas regulares. O empresário defende obrigações iguais para todos e prevê estabilização após um início difícil.

Operação Vectura Corrupta apura ligação do PCC com empresas de ônibus

Adamo Bazani, editor -chefe do Diário do Transporte, explica a investigação em São Paulo, que levou à prisão de dirigentes públicos e empresários. A análise aborda o histórico das lotações, a suspeita de lavagem de dinheiro e a proteção de passageiros e trabalhadores em eventuais intervenções.

Passagens de ônibus sobem 5,1%; aéreas, mais de 40%

Em entrevista a Márcia Pinna, editora da Technibus, o CEO da ClickBus, Fernando Prado, relata que o índice de preços feito com a Fipe atraiu a atenção até do setor aéreo. Ele destaca as segmentações da pesquisa e compara a variação das tarifas em um ano como sinal da resiliência do ônibus.

ABRATI: qualificação ganha urgência com novas tecnologias

Ao Abrati News, Nicole Goulart afirma que eletrificação e sistemas embarcados exigem novas competências. As 176 unidades do Sest Senat oferecem formação, saúde e segurança. O Mais Motoristas já soma mais de 130 mil inscritos, entre eles 26 mil mulheres.


Editorial — Mobilidade começa pelas pessoas

Alexandre Pelegi propõe trocar a pergunta “como será o transporte em 2040?” por outra: “quem poderá chegar aonde precisa, em quanto tempo e a que custo?”... Para ele, a mobilidade só será sustentável se também for socialmente justa.


Ouça agora:









Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora