Pular para o conteúdo

Rio de Janeiro amplia frota com 102 novos ônibus

Os veículos terão a nova identidade visual do Sistema RIO e serão distribuídos por diferentes regiões da cidade

Publicado em 27/04/2026 por Redação

Novos ônibus começam a circular (Foto: Marcos de Paula PMRJ)
Novos ônibus começam a circular (Foto: Marcos de Paula PMRJ)

A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, na última quinta-feira (23/04), no terminal Deodoro, 102 novos ônibus com ar-condicionado, que passam a reforçar a frota da cidade. Segundo a administração municipal, após a transformação promovida no sistema BRT, as melhorias avançam também sobre o sistema de ônibus convencional. Os ônibus vão circular em diferentes regiões da cidade.

Dos 102 novos veículos, 25 são da Mobi-Rio, que passará a operar, a partir de maio, a linha 634 (Saens Peña x Bananal), em substituição aos atuais operadores, em razão da má prestação de serviço na linha. Os outros 77 ônibus foram adquiridos por meio de um acordo judicial firmado em 30 de abril do ano passado entre a prefeitura do Rio de Janeiro e os consórcios que compõem o sindicato Rio Ônibus. O acordo, além de antecipar o fim dos contratos de concessão, anteriormente previsto para 2028, determinou que cerca de R$ 70 milhões, depositados em juízo, fossem destinados à compra de novos ônibus com ar-condicionado, que passarão a integrar o patrimônio público municipal ao término das concessões.

Os 77 novos ônibus terão a nova identidade visual do Sistema RIO e serão distribuídos por diferentes regiões da cidade. Eles vão entrar em operação gradualmente nas próximas semanas. A operação ficará sob responsabilidade dos quatro consórcios atualmente responsáveis pelo sistema municipal de ônibus.


Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora