O governo do Reino Unido anunciou um pacote de financiamento de 3 bilhões de libras esterlinas para apoiar os serviços de ônibus e a infraestrutura em toda a Inglaterra. O financiamento poderá ser utilizado para uma ampla gama de medidas, incluindo redução de tarifas, novas rotas, veículos com emissão zero e melhorias em paradas e terminais de integração.
O apoio surge na sequência da introdução da Lei dos Serviços de ônibus em outubro de 2025, que concedeu às autoridades locais maiores poderes sobre a forma como os serviços são organizados e permitiu uma maior proteção das rotas socialmente necessárias.
No âmbito do pacote, quase 700 milhões de libras esterlinas por ano serão disponibilizadas às autoridades locais até 2028-29. O financiamento consolida várias linhas de apoio a ônibus existentes numa única verba, dando aos municípios a liberdade de decidir a melhor forma de satisfazer as necessidades de transporte locais.
O programa tem como objetivo permitir que as autoridades planejem melhorias no sistema de ônibus ao longo de vários anos, em vez de dependerem de subsídios de curto prazo. Os ministros argumentam que essa abordagem ajudará a estabilizar as redes, atender às prioridades locais e melhorar o acesso a emprego, educação e serviços essenciais.
Uma parte do fundo auxiliará as autoridades metropolitanas com os custos de desenvolvimento e implementação de redes de ônibus franqueadas. O sistema de franquias concede aos líderes locais controle direto sobre rotas, horários e tarifas, semelhante ao modelo adotado na região metropolitana de Manchester por meio da sua rede Bee Network.
Paralelamente ao acordo mais amplo, o governo anunciou um Fundo de Franquias de Ônibus de 3 milhões de libras esterlinas para continuar apoiando áreas nos estágios iniciais de transição para operações franqueadas.
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