A ClickBus anuncia o lançamento de sua campanha de alta temporada 2025/2026 com um investimento recorde de R$ 74 milhões em marketing. A ação, que estreia nesta segunda, 10, traz uma versão funk bem-humorada da Sinfonia nº 13 de Mozart e marca também a inauguração de um projeto inédito da Travel Tech no ambiente físico: uma Pop- Up Store no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, o Espaço ClickBus.
Dados coletados pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da ferramenta de análises Similarweb, Google e dados da própria ClickBus, revelam que 60% dos passageiros compram passagens de ônibus em rodoviárias. A campanha, que é assinada pela agência Tech & Soul, foi responsável pela ideia criativa de questionar o hábito da compra física, a partir da mistura da música clássica com um ritmo popular nacional, o funk. O jingle apresenta uma pergunta provocativa: “Se dá pra comprar direto no app, por que ainda vão na rodoviária?” e será veiculado a partir deste mês na TV aberta em todo território nacional e canais digitais, reforçando a praticidade, segurança e confiabilidade da compra 100% online.
Lançamento inédito no Tietê
Com investimento de R$ 2 milhões de reais, a companhia inaugura o Espaço ClickBus: um ambiente para viajantes de ônibus no terminal rodoviário Tietê, que funcionará de 13 de novembro de 2025 a fevereiro de 2026, das 14h às 22h de domingo a sexta-feira e das 07h às 15h aos sábados. Com 109 m², o local é aberto ao público e terá uma série de ações:
- Experiências interativas com roleta de prêmios – ativação com distribuição de R$ 500 mil em prêmios, incluindo celulares de última geração e vouchers de passagens rodoviárias no valor de até R$ 700,00 cada;
- Entretenimento e acolhimento – distribuição de snacks e lanches, presença de um carrinho gastronômico e música ao vivo para animar o embarque dos passageiros;
- Engajamento e branding – ações com influenciadores digitais e distribuição de bonés exclusivos da marca.
“A ClickBus nasceu digital e agora amplia sua presença no físico — não por conveniência, mas por estratégia. O Espaço ClickBus no Tietê é o ponto de encontro entre dados, comportamento e experiência real. Toda mudança de hábito começa com uma boa provocação: misturamos Mozart com funk para traduzir um dado que enxergamos há anos — o viajante ainda compra no físico, mas está pronto para o digital. É sobre educar com leveza e transformar comportamento com criatividade” afirma Michelle Xavier, diretora de marketing e growth da ClickBus.
Inteligência artificial a serviço do marketing
Pela primeira vez a marca experimentou o uso de inteligência artificial para coproduzir os materiais de comunicação, em que atores reais foram filmados e cenários que ampliam o conceito estético do filme da campanha, mantendo a narrativa, foram desenvolvidos por inteligência artificial, como cenas do quarto, cozinha, salão de cabeleireiro e até imagens de praia. Segundo a plataforma, o uso de IA utilizada na projeção de cenários, reduziu em 50% os custos na confecção do vídeo, quando comparado a campanhas anteriores.
A integração com a inteligência artificial para esta temporada não para por aí: para a gestão e previsão de resultados do capital investido na campanha, a ClickBus revelou que os R$74 milhões dedicados para mídia são geridos com modelos preditivos de IA da Uncover – primeira plataforma brasileira de softwares em nuvens – que automatiza a integração de dados de marketing e a mensuração de gastos em anúncios via Marketing Mix Modeling de alta-frequência.
Inteligência artificial a serviço do viajante
Ainda em 2025 ,a ClickBus investiu cerca de R$15 milhões em inteligência artificial e segue aprimorando seu ecossistema próprio de tecnologia, que inclui um assistente de viagem conversacional disponível no aplicativo.
A plataforma também adotou soluções de IA para gestão do relacionamento com clientes, por meio de Customer Data Platform (CDP) e CRM Insider, que permite comunicação e ofertas hiper personalizadas. A tecnologia cruza dados de histórico de compras e comportamento de navegação para identificar, em tempo real, o melhor canal, momento e mensagem para cada perfil.
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