O governo de Minas gerais realizou a entrega simbólica de 135 ônibus para as linhas metropolitanas que atendem as cidades de Contagem e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os veículos já estavam circulando e beneficiam cerca de 70 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente.
Esse é o maior lote de veículos entregues no processo de renovação da frota. Para as linhas de Contagem, foram adquiridos 128 novos ônibus, enquanto para Brumadinho sete novos veículos vão integrar a frota do sistema metropolitano. Em apenas cinco meses, 625 novos ônibus passaram a circular na RMBH.
A renovação da frota faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas, o ministério público de Minas Gerais e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Em abril, o governo de Minas concluiu os repasses do estado para a aquisição de 600 novos veículos. Até o final de 2025, as concessionárias que operam o transporte público da região vão adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus, totalizando 850 veículos, o que representa a renovação de cerca de 33% da frota total.
Renovação da frota
A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados. Até o fim deste ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos.
Além de Contagem, os veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da região metropolitana, como Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.
Ao todo, já foram investidos R$ 382 milhões para reequilibrar os contratos do transporte coletivo, devido aos impactos da pandemia. Os recursos são provenientes do acordo de reparação ao rompimento em Brumadinho.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.