Responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do metrô, a Acciona está implementando um projeto-piloto com o objetivo de diminuir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. A empresa começou a realizar testes utilizando o combustível renovável HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) em parte de sua frota, especialmente no transporte dos anéis de concreto que formarão os túneis da nova linha.
Segundo a empresa, o HVO é uma alternativa viável para abastecer esse maquinário, pois combina a necessidade de alto desempenho e produtividade com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, em projetos de infraestrutura, uma das principais fontes de emissões que precisam ser abordadas é o uso de combustíveis fósseis, especialmente o diesel convencional.
Neste caso, a Acciona optou por utilizar o combustível a 100%, sem a mistura com o diesel convencional, o que potencializa uma redução significativa de 90% nas emissões de dióxido de carbono (CO²) da frota testada. A empresa já vem adotando a estratégia com o mesmo combustível em outros mercados, como nos Estados Unidos. Produzido por meio de óleos vegetais residuais, o diesel renovável HVO tem sido utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e é uma importante alternativa de fonte de energia limpa, especialmente, para o setor de transportes.
O combustível é renovável e se destaca entre outras opções de descarbonização. Além disso, pode ser usado puro ou misturado em qualquer proporção com o diesel comum, sem que seja necessário fazer adaptações nos equipamentos de armazenamento e nos motores. Ele não compromete a qualidade do óleo diesel. Analisando todo o ciclo de produção e uso, o diesel renovável HVO pode reduzir em cerca de 90% as emissões de gases de efeito estufa, se comparado ao diesel feito a partir do petróleo.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.