Com mais de 3,6 mil ônibus comercializados, entre chassis e carrocerias, a Lat.Bus 2024 movimentou mais de R$ 4,5 bilhões em três dias de evento. A feira superou as expectativas da organização também em visitação, registrando a circulação de cerca de 22 mil pessoas, entre visitantes, convidados, profissionais do setor e empresas participantes que estiveram no São Paulo Expo, entre 6 e 8 de agosto.
Entre os visitantes, vale destacar a presença de cerca de 500 empresários estrangeiros, provenientes principalmente de países da América Latina. Mais de 150 marcas, que apresentaram as principais lançamentos e tendências para o setor de mobilidade e transporte coletivo de passageiros, celebram os resultados positivos obtidos no evento.
“É importante enfatizar que a Lat.Bus é uma feira de negócios. Grandes frotistas, representantes do poder público e empresários de todos os segmentos de transporte de passageiros visitam a feira em busca do que há de mais moderno e eficiente em termos de veículos, peças, tecnologias e serviços. E esta edição foi especialmente rica em lançamentos e inovações, o que impulsionou as transações comerciais. A Lat.Bus se diferencia pelo público qualificado, interessado em fechar negócios, ampliar networking e consumir conteúdos relevantes”, comenta Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, empresa organizadora do evento.
A indústria de chassis e carrocerias tem divulgado números impressionantes. A Iveco Bus informa que encerrou a Lat.Bus 2024 ainda mais confiante do sucesso da marca na América Latina. Durante a feira, foram formalizados cerca de 350 pedidos para Daily Minibus e chassis. A empresa declarou que construiu grandes parcerias com players que são referência no mercado, abrindo oportunidades em tecnologias alternativas e sustentáveis, com a apresentação dos conceitos elétricos 17-E BEV e eDaily Minibus, e o BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano.
“Alcançamos grandes resultados na Lat.Bus 2024, o que reflete o empenho do nosso time para fornecer soluções eficientes, confiáveis e sustentáveis, respeitando os custos operacionais da região”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina.
A Marcopolo, que comemorou seus 75 anos na feira, vendeu 472 unidades e iniciou negociações de mais mil ônibus durante a Lat.Bus 2024. “As vendas nos surpreenderam positivamente. A feira foi um sucesso total, tanto nos negócios, quanto na comemoração dos 75 anos da empresa e na apresentação de novos produtos”, conta Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.
A empresa exibiu nove modelos em seu estande. Os produtos da Marcopolo que mais se destacaram, segundo o executivo, foram o Volare Fly 12 e a linha G8, em especial o modelo Double Decker. Foi apresentado também o primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico- Etanol, que ainda não está em fase de comercialização. “A Lat.Bus se consolida como a principal feira do setor na América Latina. Para nós, foi um sucesso em todos os aspectos”, afirma Portolan.
A Mascarello comercializou 263 carrocerias de ônibus, entre modelos rodoviários, urbanos e micro-ônibus, durante os três dias da Lat.Bus 2024. Segundo Luiz Ferraz do Amaral, diretor de relações internacionais da encarroçadora, a participação da empresa na feira foi um sucesso. “Fizemos muitos contatos e muitas consultas durante o evento. Clientes importantes estiveram conosco. E outras vendas ainda podem ser concretizadas.”
“Foi um evento muito positivo para a Irizar, em que fizemos contato com importantes frotistas e fornecedores latino-americanos, e pudemos mostrar nosso novo produto para um público qualificado”, comentou Abimael Parejo, diretor comercial da Irizar Brasil. A Lat.Bus 2024 gerou muitos negócios para a Irizar, com propostas de vendas para cerca de 40 unidades do novo modelo i6S Efficient para o mercado brasileiro e de 110 a 120 veículos para compradores de outros países da América Latina.
A Comil Ônibus declarou que sua presença na Lat.Bus 2024 permitiu à empresa, além de apresentar seus veículos, estreitar laços com seus clientes e parceiros, reforçando seu compromisso com a excelência e qualidade. A empresa continua a investir em tecnologias que beneficiam tanto operadores quanto passageiros, oferecendo soluções que aliam conforto, eficiência e segurança. A Comil apresentou dois modelos da linha Campione: o Invictus HD e o Invictus DD.
O Grupo Caio participou da feira com as marcas Caio, Busscar e Banco Luso Brasileiro. “O evento superou nossas expectativas ao receber um grande número de visitantes, que puderam conhecer e ver de perto muitas soluções inovadoras que oferecemos no segmento de ônibus urbanos e rodoviários, inclusive em serviços financeiros. Também permitiu realizar importantes avanços com grandes clientes e parceiros de negócios”, celebra Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.
A Caio comercializou 719 ônibus durante a Lat.Bus 2024, sendo 669 para o mercado interno e 50 para exportação, segundo Maurício Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio. “Foi um evento que se destacou pela qualidade dos visitantes. É importante que tenhamos uma feira forte como a Lat.Bus para o nosso setor”, acredita. O Apache VIP foi o modelo com mais vendas, seguido do Millennium, enquanto o eMillennium também teve bom desempenho. “O ônibus elétrico vem crescendo e ganhando espaço”, avalia o executivo.
Todos os segmentos-
E não foram apenas as vendas de chassis e carrocerias que movimentaram a Lat.Bus 2024. Segundo a Mercedes-Benz, o evento resultou em 350 prospecções para fleetbus e diversas negociações bem-sucedidas tanto para veículos diesel quanto elétricos. Além disso, o consórcio gerou R$ 7 milhões em cotas, um feito inédito da marca para o setor de ônibus. A empresa também registrou um significativo impulso nos programas de Refrota e Fundo Clima.
A Transdata informou que fechou importantes contratos durante a Lat.Bus 2024. “A nossa solução tem um processo de venda consultiva, em que é preciso primeiro conhecer a operação de cada cliente, entender as necessidades, propor as soluções e, por fim, negociar as condições de preço e prazo. Então, os negócios fechados durante a feira normalmente foram iniciados antes dela, assim como durante o evento são geradas novas oportunidades que se concretizarão, ou não, nos meses seguintes”, afirma Rafael Teles, diretor de produto da empresa.
A Eaton aproveitou a Lat.Bus para reforçar a sua recém-lançada plataforma de transmissões automatizadas Advantor. “Oferecemos uma experiência prática com essas soluções disponibilizando test-drives com dois veículos e os feedbacks das montadoras e visitantes foram muito positivos. Eles atestaram as vantagens das novas transmissões que foram projetadas para as particularidades do mercado brasileiro. O fato de termos uma engenharia de produto local como responsável por esse desenvolvimento, facilitou as conversas que incluíram o planejamentos de testes iniciais com alguns clientes”, aponta Alexandre Albacete, gerente de estratégia de produtos da Eaton.
Marcionílio Sobrinho, diretor de negócios da Empresa 1, resume bem o estado de ânimo dos participantes da Lat.Bus 2024. “A participação da Empresa 1 foi marcada pelo nosso compromisso em criar um espaço de conexão, onde o foco principal foi debater o transporte público e entender profundamente as necessidades e desafios dos empresários do setor. Nosso propósito foi oferecer um ambiente propício para o diálogo, permitindo que, através das conversas e da consultoria de nossos clientes, pudéssemos desenvolver soluções inovadoras e eficazes. Para nós, o sucesso na Lat.Bus 2024 foi muito além de apenas fechar contratos; foi sobre fortalecer nossa visão de mobilidade conectada e construir relações que impactem positivamente o futuro do transporte público.”