Modelo da Busscar agrada na Lat.Bus, mas quer ser mais que um sucesso de estética
A Lat.Bus 2024 entra para a história do mercado de transporte de passageiros sobre rodas como recordista de público e de vendas e o seu impacto no mercado ainda repercute. A Busscar, por exemplo, saiu satisfeitíssima do evento e com o sucesso do lançamento do seu ônibus de dois andares panorâmico DD da família NB1. O modelo chamou a atenção pela beleza, mas Paulo Corso, diretor comercial da empresa, lembra que o exposto foi um protótipo que chega pra valer para venda apenas em abril do ano que vem. Corso detalha ainda o que vem por dentro desse bonitão da Busscar e revela os crescimento da família de produtos da empresa.
Scania comemora vendas turbinadas no 1o. semestre e parte para produzir seu elétrico com entrega para setembro de 2025
O gerente de vendas e soluções de mobilidade da Scania no Brasil, Gustavo Cecchetto, revelou que o primeiro semestre da empresa teve um volume de vendas excepcional, que chegou a superar as próprias expectativas. Cecchetto explica também como a empresa sueca quer usar a ampliação do seu portfólio e a chegada do seu ônibus elétrico para continuar neste modo turbo de vendas. O 100% elétrico da Scania no Brasil já tem entregas programadas para setembro de 2025.
Volkswagen aposta todas as fichas no elétrico e em tecnologia com o seu Rio Box
José Ricardo Alouche é o VP de marketing, Venda e Pós-venda da Volkswagen Ônibus e anda feliz da vida com duas coisas: a energia que hoje toma conta do mercado e a chegada do primeiro ônibus elétrico da empresa. Aliás, Alouche é categórico afirmando que hidrogênio, gás, biodiesel e tudo mais serão tecnologias de propulsão de nicho e que o futuro só tem um caminho: a eletricidade. Na entrevista, o VP da Volks Ônibus destacou ainda a chegada e o funcionamento do Rio Box opcional – um espécie de vigia high tech que fica conectado à plataforma do veículo e fornece relatórios que viram lucratividade.
Colunistas: suspensão, denúncias e monitoramento
Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, passa a régua e indica os maiores montantes de negócios divulgados até agora pelas maiores empresas, avaliando os modelos que foram sucesso e até a abertura de novos nichos de mercado. Sobre os elétricos indica que agora todas as grandes empresas estão com seus modelos no mercado.
Bazani volta ainda nesta edição do Podcast do Transporte para trazer uma atualização da situação das mais recentes denúncias sobre fraudes e envelhecimento de frota em São Paulo que chegaram firmes ao judiciário. As reportagens do Diário do Transporte baseiam ações do ministério público.
A nossa colunista e editora da revista Technibus, Márcia Pinna, conversou com o consórcio que vai enfim implantar o sistema de monitoramento e gestão do transporte de passageiros em São Paulo. O SMGO deve trazer mais informações e benefícios para os usuários dos ônibus da capital paulista. mas ainda precisa de dois anos para ser implantado
Alexandre Pelegi, jornalista especializado e nosso apresentador comenta em editorial o lançamento do Caderno Técnico da ANTP com tudo sobre as rotas tecnológicas de descarbonização do transporte coletivo no Brasil. Um trabalho precioso para quem quer conhecer, mas principalmente para milhares de administrações públicas que precisam investir para tornar o ar das nossas cidades mais respirável.
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br. Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP